Segurança será discutida com o governador

Mirna Graciela
Tubarão

A agilidade na instalação das câmeras de segurança em Tubarão e da Central de Monitoramento, a necessidade urgente do aumento no efetivo da Polícia Militar e o processo de construção do novo Presídio Regional são alguns dos assuntos que serão levados ao governador do estado Raimundo Colombo, na próxima quinta-feira.

Ele estará na cidade, acompanhado do secretário de segurança pública, César Augusto Grubba, e da comitiva governamental. No período da manhã, às 10 horas, será realizada uma visita ao novo presídio. Às 11 horas, o encontro ocorrerá na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e reunirá as Polícias Civil e Militar, e representantes de vários órgãos da sociedade.

No mesmo dia, o diretor do Instituto Geral de Perícias do estado, Rodrigo Tass, também em acompanhamento ao grupo, fará uma ampla reunião, às 9 horas, com todos os funcionários no núcleo de Tubarão, no campus da Unisul. Com a participação de uma equipe de apoio do Instituto de Criminalística, haverá perícias em balística e engenharia legal. Já o Instituto de Identificação estará com profissionais na confecção de carteiras de identidade, a qual irá minimizar as filas de espera. Este serviço será prestado na delegacia.

IGPs terão aumento no efetivo

Algumas cidades do estado terão o reforço de 28 auxiliares de medicina legal para o Instituto Geral de Perícias. A autorização foi dada pelo governador do estado, Raimundo Colombo, após solicitação do diretor-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Florianópolis, Rodrigo Tass.

Os nomes dos municípios que receberão os profissionais serão conhecidos esta semana. “Esta ação é fundamental para suprir a demanda em todo o estado, dando agilidade no atendimento à população”, afirmou o governador. As contratações referem-se ao preenchimento das vagas previstas no concurso do IGP de 2010.

Segundo Tass, a demanda de trabalho nesta área é superior ao número de funcionários qualificados. “Devido a isso, é necessário mover um profissional de um município para outro, o que atrasa o trabalho técnico do perito”, observou Tass. O Instituto Geral de Perícias é o órgão permanente de perícia oficial que realiza perícias criminais, serviços de identificação civil e criminal, e a pesquisa e o desenvolvimento de estudos nestas áreas de atuação.