Santa Catarina pode ter chuvas de até 200 milímetros e tem alerta para alagamentos, deslizamentos e enxurradas

Foto: Governo de SC - Divulgação: Notisul Digital

A proximidade das fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul desde domingo (28) preocupa Santa Catarina. A partir desta quinta-feira (2), as instabilidades começam a se manifestar no Centro-Sul catarinense, expandindo-se pelo estado ao longo do dia. A região mais vulnerável inclui áreas de divisa com o RS, como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, além de prever-se o avanço das chuvas em direção ao Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Aviso meteorológico:

  • O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas entre as 8h e 15h na metade Sul do Estado, com risco elevado de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
  • A Defesa Civil também emitiu alerta para alagamentos, enxurradas, deslizamentos e temporais, incluindo risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.

Previsão de acumulado:

  • Entre quinta e sexta-feira (3), espera-se acumulado entre 150 e 200 milímetros em áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, enquanto outras regiões devem registrar cerca de 100 milímetros.

Condições climáticas:

  • As temperaturas permanecerão altas, com mínimas entre 22°C e 25°C no Grande Oeste e Litoral, e entre 17°C e 21°C nas demais regiões. As máximas oscilarão em torno de 30°C na maior parte do Estado, podendo ultrapassar os 35°C no Litoral Norte.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Evitar áreas sujeitas a alagamentos e atravessar ruas alagadas ou pontilhões submersos.
  • Em caso de temporais, buscar abrigo em locais seguros e evitar atividades ao ar livre.
  • Manter-se atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.