Sanitary fará inspeção das redes de drenagem com uso de câmeras

O serviço de vídeo inspeção interna de tubulações de redes de drenagem de Tubarão será iniciado, nesta sexta-feira, dia 1º. O trabalho será executado pela empresa Sanitary em um total de cinco quilômetros. O investimento da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) será de R$ 69.942 e o valor por metro inspecionado será de R$ 12,99. Os detalhes do trabalho foram definidos em reunião na última terça-feira, dia 28, com participação de representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura.

Neste diagnóstico inicial, está prevista a análise das redes de drenagem nas ruas dos bairros Passagem, Vila Moema, Passo do Gado, Recife, Centro, Santo Antônio de Pádua e Oficinas, com possibilidade de aplicação também em outros bairros. A inspeção vai iniciar pela Avenida Marcolino Martins Cabral, nas proximidades do edifício Zandavalle, no Centro.

Na segunda-feira, dia 4), será a vez da Avenida Pedro Zapelini, no entorno do cruzamento com a Rua Prudente de Morais (descida do Morro do Canudo). O objetivo é observar eventuais equívocos construtivos ou operacionais nas tubulações e bueiros, para apontar soluções que reduzam os alagamentos em períodos de fortes chuvas. No sistema de drenagem, há tubulações antigas, assoreadas e sem a declividade mínima, condições que dificultam o escoamento da água de chuva.

Os equipamentos de vídeo inspeção deverão fornecer um padrão de imagem que permita visualizar e identificar acúmulo de sedimentos, rachaduras e buracos, detectar infiltrações e contaminações do lençol freático, lançamentos clandestinos de esgotos domésticos ou industriais e as obstruções.