Salas lotadas…

O movimento nesta sexta-feira foi intenso na clínica Pró-Vida. Mais de 460 pessoas receberam a vacina contra a Gripe A
O movimento nesta sexta-feira foi intenso na clínica Pró-Vida. Mais de 460 pessoas receberam a vacina contra a Gripe A

 

Angelica Brunatto
Tubarão
 
No último dia da campanha nacional para imunização contra a gripe A, muita gente procurou os postos de saúde para tomar a dose. E mesmo aqueles que não estavam incluídos no grupo de risco procuraram a rede particular para receber a dose.
 
É o caso da costureira Greyce de Souza Coradini, de Tubarão. Ela levou a filha Luciane Coradine Martins, de 8 anos, para receber a dose. “Ela tem bronquite e todos os anos toma a vacina. É importante se prevenir”, conta a mãe. Porém, como não pode se imunizar na rede pública, procurou a particular para proteger a filha.
 
Greyce foi apenas uma das mais de 460 pessoas que passaram pela clínica Pró-Vida, em Tubarão, nesta sexta-feira. Para os funcionários, este foi considerado um dia atípico. “Em média, aplicamos a dose em 100 pessoas. Hoje (sexta-feira), tivemos que aumentar o número de funcionários na função para dar conta da demanda”, revela a gerente operacional Aline Baggio.
 
Na rede pública de Tubarão, os inclusos no grupo de risco levaram a campanha a sério. Na cidade, foram imunizadas, nos postos de saúde, 16.549 pessoas. Com tanta procura, chegou a faltar doses na quinta-feira à tarde. Porém, a 20ª gerência regional de saúde em Tubarão, buscou mais doses, já na sexta-feira.
 
Com as novas doses, será a vez dos doentes crônicos serem imunizados contra a gripe A. “Vamos avaliar as vacinas que sobraram e abrir a vacinação para estas pessoas nos próximos dias”, confirma o secretário de saúde do estado, Dalmo Claro de Oliveira.
 
Os números
Em todo o Brasil, apenas sete estados alcançaram a meta de imunização contra a Gripe A. Santa Catarina está em primeiro lugar, com 87,89% do público-alvo imunizado.
Na região da 20ª gerência de saúde em Tubarão, foram vacinados 99,97% do público-alvo. Receberam a dose 35.296 pessoas. 
Uma morte foi confirmada na região. Um homem de 40 anos, morador de Capivari de Baixo, faleceu no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, na última quarta-feira. Ele permaneceu uma semana internado. No estado, outras seis pessoas morreram vítimas da doença. 
Mesmo com os 115 casos confirmados em Santa Catarina, o secretário estadual de saúde, Dalmo Claro de Oliveira, descarta a possibilidade de uma nova epidemia como a de 2009. “As pessoas não podem esquecer dos cuidados. Esta é a melhor forma de prevenção contra o vírus da gripe”, lembra Dalmo.