Rua desmorona em Capivari

Parte da rua Enedina de Souza Bento, no bairro Vila Flor, desmoronou devido ao excesso de chuva. Local foi interditado
Parte da rua Enedina de Souza Bento, no bairro Vila Flor, desmoronou devido ao excesso de chuva. Local foi interditado

 

Capivari de Baixo
 
Um grande deslizamento de terra ocorrido na rua Enedina de Souza Bento, no bairro Vila Flor, em Capivari de Baixo, começou a ser contido ontem. O desastre foi ocasionado por conta da grande quantidade de chuva que cai sobre a região desde o fim de semana.
 
Membros da Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e do departamento de meio ambiente da prefeitura atuam no local. Parte da rua, que fica em uma subida, foi danificada.
Para evitar acidentes, a Defesa Civil decidiu, ontem pela manhã, interditar a passagem. A rua ficará bloqueada até que não haja mais riscos de desmoronamento. O local, garante o diretor do departamento de meio ambiente Tiago Aguiar Marcolino, será reparado em breve.
 
“Será construído um muro de contenção para resolver o problema. Depois disso, o pavimento será refeito”, detalha. Em Laguna, pela quarta vez  em dois anos, a faixa de areia das praias do Mar Grosso, Iró e Gí foram tomadas por entulhos. São mais de sete quilômetros de sujeira trazida pelo Rio Tubarão.
 
A região dos Molhes é uma das mais atingidas. Galhos, árvores inteiras, plástico, pneus, móveis e animais mortos estão por toda a faixa de areia. “O mar está agitado e tem muito entulho boiando. Então faremos a limpeza somente depois que o tempo melhorar”, antecipa o secretário de obras da prefeitura, José Delfino.
 
Em Santa Catarina, 14 cidades decretaram ontem situação de emergência por conta da chuva. Eram quatro nesta terça-feira.
 
Estradas
A chuva também causou transtornos nas estradas. Nas rodovias estaduais, o trânsito em cinco delas flui em meia pista por conta dos estragos: SC-428 (Leoberto Leal); SC-438 (Bom Jardim da Serra); SC-413 (Guaramirim); SC-430 (Urubici) e SC-401 (Florianópolis). Na BR-101, o tráfego de veículos segue normalmente entre Maracajá e Araranguá, locais mais propensos a alagamentos. Não há trechos interrompidos ou com lâminas d’água sobre a pista. O mesmo ocorre em Tubarão. As obras de duplicação também puderam ser retomadas ontem. Em muitos trechos, houveram certos tipos de serviços, como depósito e compactação de aterro e aplicação asfáltica, que precisaram ser suspensos. Os dias chuvosos não alteraram o cronograma de atividades.