Representantes de concessionárias se reúnem com ministro

Uma das solicitações foi a inclusão do Programa de Segurança Ferroviária no PAC 3  -  Foto:Plantão Assessoria/Divulgação/Notisul
Uma das solicitações foi a inclusão do Programa de Segurança Ferroviária no PAC 3 - Foto:Plantão Assessoria/Divulgação/Notisul

Brasília

Um encontro realizado na última semana, em Brasília, entre representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), das concessionárias de ferrovias América Latina Logística (ALL), da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), da MRS Logística, Valor da Logística Integrada (VLI), Vale e Transnordestina (TLSA), com o ministro dos Transportes (MT), César Borges, para pleitear apoio do executivo nacional para o transporte ferroviário de cargas.
 
O presidente executivo da ANTF, Gustavo Bambini, iniciou a reunião com elogios ao sistema de infraestrutura ferroviária do país, que passou a ser estruturado, depois de muitos anos, pelo programa de investimento e logística (PIL). 
 
Para Gustavo, trata-se de uma política pública de estado fundamental para o desenvolvimento do setor, e que tem por desafio integrar um novo modelo de concessão com aquelas atualmente vigentes. “O papel da ANTF é de somar esforços para que esta integração e o êxito do PIL se concretizem”, afirma Gustavo.
 
Respostas do MT
Após ouvir os argumentos dos representantes das ferrovias, o ministro sugeriu a criação de uma câmara temática ou um grupo de trabalho, integrado por representantes do governo e das ferrovias para que os problemas sejam hierarquizados e solucionados. César destaca ainda que os resultados positivos que constam no balanço do transporte ferroviário de cargas demonstram a importância do modal para a economia brasileira e que a ANTF tem um papel importante no diálogo e interface com o governo.