Registros das candidaturas já estão disponíveis

Neste ano, haverá eleições para a escolha de presidente da República, senadores, deputados federais, estaduais, governadores e vice-governadores
Neste ano, haverá eleições para a escolha de presidente da República, senadores, deputados federais, estaduais, governadores e vice-governadores

Florianópolis

Os nomes de todos os candidatos que pediram seus registros de candidatura para as eleições deste ano já estão disponíveis no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina (DJESC).
 
A publicação é o registro oficial dos pedidos protocolados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) até o último sábado.
 
Com a publicação da lista, qualquer candidato, partido político, coligação ou representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) poderão impugnar, em petição fundamentada, o pedido de registro de qualquer candidato que incorra em algum caso de inelegibilidade.
 
O prazo para a impugnação é de cinco dias a partir da publicação do edital, conforme estipula o artigo 3º da Lei Complementar nº 64/1990, na Lei da Ficha Limpa.
 
O total de candidatos também já pode ser visto pelo Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Além dos nomes, o eleitor pode conferir, por meio do site, os bens de cada candidato, as propostas de governo e os limites de gastos das campanhas.
 
Propagandas eleitorais governamentais estão proibidas de serem veiculadas em qualquer tipo de mídia. O pleito está agendado para o próximo dia 5 de outubro e, todas as cidades do país.
 
Lei da Ficha Limpa
Ficha Limpa ou Lei Complementar número 135, de 2010, é uma legislação brasileira que foi emendada à Lei das Condições de Inelegibilidade ou Lei Complementar número 64, de 1990, originada de um projeto de lei de iniciativa popular, com o objetivo de aumentar a idoneidade dos candidatos. A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.