Recorde de doações no estado

Florianópolis

Os catarinenses podem comemorar o recorde registrado no mês passado, quando a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Estado de Santa Catarina (CNCDO/SC), a SC Transplante, conseguiu captar 25 doadores. Este número é equivalente ao total alcançado ao longo do ano 2000, quando foi implantada a estrutura no estado.
 
Para o coordenador da central, Joel de Andrade, o recorde anterior foi de 20 doações mensais, índice já alcançado duas vezes. “A média mensal é de 13 doadores. Isto significa que a nossa população está cada vez mais consciente sobre a importância da doação de órgãos”, comemora Joel.
 
Os registros da SC transplantes revelam que a média de doações durante os três primeiros anos de funcionamento da estrutura foi inferior ao número computado no mês passado. “Passados 15 anos, conseguimos realizar esta quantidade de captações mensalmente. É um considerável avanço que salva muitas vidas”, destaca Joel.
 
SC Transplantes
A estrutura da SC Transplantes foi elaborada com base no modelo de doação utilizado na Espanha. Além da coordenadoria, existem grupos nas unidades hospitalares. “Estes grupos são compostos por profissionais do próprio hospital, que trabalham na identificação de potenciais doadores, no apoio do diagnóstico de morte encefálica e nas entrevistas com os familiares”, esclarece Joel.