Campanhas do agasalho

O clima mais frio deve finalmente se firmar no Sul do país. Santa Catarina é o Estado mais gelado do Brasil e também está entre os que acolhem mais solidariedade. São várias as campanhas de ajuda ao próximo organizadas o ano todo. Uma das ações mais participativas é a campanha do agasalho, planejada em praticamente todos os 295 municípios, principalmente os mais gelados na temporada outono/inverno, como os da Serra, Sul e Oeste, aonde são registradas temperaturas perto do zero ou até negativas nesta época. São meses difíceis para quem tem pouco ou não tem nada para se aquecer.

As secretarias de Assistência Social das prefeituras já estão mobilizadas para arrecadar vestimentas e roupas de cama, principalmente para quem adota as ruas como moradia. Em Tubarão, maior centro da Amurel, é comum vermos pessoas morando sob as pontes da região central, além de grupos que acampam, por meses, em algum ponto das avenidas à beira-rio. Nas noites e manhãs mais gélidas são essas pessoas que mais precisam de apoio. Muita gente ainda transcende algum tipo de preconceito voltado a este público, e este sentimento é inapropriado, uma vez que cada caso, cada vida, tem a sua história. Se uma pessoa está na rua, algum motivo o levou a tal condição. Pode ser alguém viciado em álcool ou outro tipo de drogas, alguém que perdeu o emprego e não conseguiu mais outra oportunidade no mercado, pode também ter ligação com algum tipo de transtorno psicológico ou psiquiátrico, ou até mesmo tudo isso junto, como eu já conheci, entrevistei e relatei algumas histórias nesses meus 16 anos de trabalho no jornalismo.

Então, se você tem algo que não usa mais em casa, um cobertor, edredom, uma blusa, gorro, cachecol, um abrigo, jaqueta, tênis, enfim, se há algo que possa doar, faça. São peças que com certeza não irão para o lixo. Tudo tem um destino. Além dos cidadãos que vivem na rua, há famílias que tentam manter o mínimo de dignidade e de conforto, pais que sofrem ao ver seus filhos terem de ir à escola de chinelo, em uma manhã fria de inverno, simplesmente porque não conseguem comprar meias e calçados a seus filhos. Há, em Tubarão, Laguna, Imbituba e Braço do Norte (cito as quatro por serem as mais populosas, respectivamente, da Amurel), bolsões de pobreza delicados, em algumas localidades até extremo, que vivem com o básico do básico. E também é para este público que a nossa doação será destinada.

Ajude, informe-se no seu município como proceder, aqueça quem precisa, seja um voluntário do amor ao próximo.


SOBE
Ponte de S. Ludgero

Inaugura, na segunda-feira da próxima semana, uma nova ponte na região central de São Ludgero. A obra com certeza trará mais desenvolvimento ao município, que está entre os que mais crescem no Sul de SC e é importante ligação entre três microrregiões do Estado: Amurel, Amrec e Campos de Lages. Quero parabenizar os envolvidos pela obra e pela transparência adotada.

DESCE
Laguna e as chuvas

Este fim de semana foi de muita chuva no Estado. No Sul, alguns municípios registraram mais de 50 milímetros. Claro que os alagamentos são comuns em alguns pontos, mas o grande problema é quando esta água que acumula se mistura com esgoto. O odor é insuportável e moradores de alguns bairros de Laguna sofrem há décadas com a situação, principalmente no Mar Grosso, Vila Vitória, Magalhães e Centro Histórico.


De quem é a opinião
“De passo a passos seguimos em frente”

Com esta frase de progresso e em reconhecimento do seu amplo empenho e defesa por Laguna e região, o arquiteto e consultor Técnico de Projetos no Instituto Cultural Anita Garibaldi, Wellington Linhares Martins, destaca a boa notícia dada exclusivamente pela presidente do Iphan, Kátia Bogé, que o Processo de Registro da Pesca Artesanal com auxílio dos Botos em Laguna está próximo de ir à pauta do Conselho Consultivo para referendar a sua pertinência em âmbito nacional, devido à sua grande relevância e representatividade, de caráter único e inigualável no Brasil e até no mundo.