Projeto visa reinserção de presos

Apenas os detentos do semiaberto poderão candidatar-se às vagas
Apenas os detentos do semiaberto poderão candidatar-se às vagas

Tubarão

 

Mais uma iniciativa ajudará na reinserção de presos do regime semiaberto no mercado de trabalho. Será assinado hoje em Tubarão um termo de cooperação entre o Sine, a Associação Empresarial e o Presídio Regional. O projeto foi idealizado pelo Serviço Psicossocial do Sistema Nacional de Emprego.
 
A assinatura será às 17 horas, na sede da Acit. Ao Sine caberá intermediar a mão de obra, à associação sensibilizar os empresários para a contratação e à direção do presídio avaliar quem tem condições de ser encaminhado para as vagas. 
 
A assistente social do Sine de Tubarão, Valdilene Cansilier, explica que o projeto foi motivado porque muitos parentes buscaram trabalho para os presos. “A intenção é contribuir para ressocializar o apenado e também suprir a falta de mão de obra na indústria da construção civil e no setor moveleiro do município”, destaca.
 
Cerca de 60 presos do semiaberto serão beneficiados, e já há empresas interessadas na contratação. Detentos neste regime têm um dia reduzido na pena a cada três dias trabalhados.
 
Para o secretário de estado da assistência social, trabalho e habitação, João José Cândido da Silva, projetos como este contribuem para evitar que os presos voltem a cometer crimes. “A reaproximação dele com o mercado de trabalho é importante para evitar que isso ocorra”, reforça.