Projeto Empreendedorismo e Educação Financeira: preparando as mentes brilhantes do amanhã para um amanhã melhor e mais consciente

Como amanhã é “Dia das Crianças”, convidei um colega muito especial e parceiro de negócios – o Sr. Luiz Eduardo Mutzberg – para nos contar sobre uma iniciativa que está desenvolvendo com o público infanto juvenil, no município de Gravatal: o Projeto “Empreendedorismo e Educação Financeira”.

Todos sabemos que em um mundo em constante evolução, a educação é uma das chaves para o sucesso, no entanto, muitas vezes negligenciamos a importância de fornecer a nossas crianças e jovens, além da educação curricular formal, as ferramentas necessárias para entender o mundo dos negócios e gerenciar finanças de maneira eficaz.

E, é exatamente nesse contexto que o “Projeto Empreendedorismo e Educação Financeira” ganha vida, pois trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo capacitar estudantes do Ensino Fundamental II (do 7º ao 9º ano) para um futuro mais próspero e consciente.

O projeto, que começou em fevereiro e terminará em dezembro de 2023, é resultado da colaboração entre um mentor empresarial, com mais de 50 anos de experiência profissional e empresarial – Sr. Luiz Eduardo Mutzberg – CEO da Exithum Desenvolvimento e Conexão de Seres Humanos, uma inovadora startup paulista – a Forme Educação Financeira – e a Prefeitura Municipal de Gravatal, que juntos, estão modificando a maneira dos jovens de 12 a 15 anos verem o mundo dos negócios e as finanças pessoais.

Uma das características mais notáveis desse projeto é a sua abordagem holística e integradora. Ao envolver as disciplinas da grade curricular da escola, os professores se transformam em parte essencial do processo, tornando-o verdadeiramente sistêmico. Por outro lado, os alunos são desafiados a entender a importância de cada disciplina para qualquer futura carreira profissional ou empreendedora. Isso não apenas enriquece sua educação, mas também demonstra como o conhecimento é interconectado no mundo real.

E, nada disso seria possível sem a adesão dos gestores do executivo municipal e das Diretoras das escolas, que prontamente entenderam, apoiaram a ideia e fizeram um esforço conjunto para que a iniciativa pudesse ser implantada.

Ao longo do projeto, os alunos mergulham no universo do empreendedorismo, aprendendo a criar e gerenciar uma empresa fictícia durante o primeiro semestre e, posteriormente, uma empresa real no segundo semestre. Seguindo o Sr. Luiz, “esse formato proporciona aos alunos uma experiência prática valiosa, preparando-os para os desafios do mundo dos negócios”.

O Projeto de Empreendedorismo e Educação Financeira é uma oportunidade para que os alunos experimentem a aplicação de ferramentas de gestão essenciais, como SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), 5W2H (O quê, quem, onde, quando, por que, como e quanto), PDCA (Plan, Do, Check, Act) e 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke). “Essas ferramentas não apenas enriquecem o aprendizado dos alunos, mas também os instrumentalizam com habilidades práticas que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento futuro”, explica Sr. Luiz, Coordenador e Mentor do Projeto.

Para sua operacionalização, os 45 alunos participantes, pertencentes aos 7ª, 8ª e 9ª anos do ensino fundamental, foram divididos em 9 grupos, cada um representando uma empresa. Esta estrutura permite que eles experimentem os desafios da colaboração, da liderança e da tomada de decisões em um ambiente de negócios simulado.

Além de ensinar habilidades práticas de empreendedorismo, o projeto também enfatiza a educação financeira. Os alunos aprendem a importância do planejamento financeiro pessoal, orçamento e economia, preparando-os para tomar decisões financeiras sólidas no futuro.

Conforme enfatiza o Sr. Luiz Eduardo, “o Projeto de Empreendedorismo e Educação Financeira não apenas oferece uma educação valiosa, mas também desperta paixão e criatividade nas crianças e jovens. Ele os inspira a sonhar grande, acreditar em si mesmos e compreender que o sucesso é alcançável com esforço, conhecimento e determinação. À medida que o projeto avança e os alunos desenvolvem suas empresas reais, é evidente que eles estão se transformando em empreendedores e gestores financeiros mais conscientes e preparados”.

Ou seja, com as habilidades e a mentalidade adquiridas, eles estão se equipando para um futuro brilhante, onde podem fazer escolhas conscientes e buscar oportunidades com confiança. Além disso, o Sr. Luiz complementa: “como os estudantes estão alcançando resultados reais e até monetizando os empreendimentos criados a partir do Projeto, eles estão confirmando seus potenciais e fortalecendo a autoestima”.

O Projeto de Empreendedorismo e Educação Financeira é uma prova de que investir na educação e no desenvolvimento de crianças e jovens é um caminho seguro para construir um futuro próspero. “À medida que vemos esses estudantes florescerem e crescerem, temos a certeza de que estão preparados para enfrentar qualquer desafio que o mundo dos negócios lhes apresente e para gerar transformação social” finaliza Sr. Luiz.

Essa é a promessa do empreendedorismo e da educação financeira, preparar as mentes brilhantes do amanhã para um amanhã melhor e mais consciente.

 

 

*Luciana Flôr Correa Felipe, é Consultora em atividades relacionadas a Inovação e Empreendedorismo e CEO da Integrative. Possui Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, Mestrado em Educação, Graduação em Serviço Social e em Pedagogia. Estuda as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, no intuito de debater sob uma perspectiva crítica, a equação civilizatória contemporânea e fomentar uma postura reflexiva na sociedade.

 

**Luiz Eduardo Mutzberg, CEO da Exithum, empresa com 28 anos de atuação no mercado, que presta serviços na área de assessoria e mentoria em gestão empresarial, inovação e tecnologia e elementos habilitadores da indústria 4.0. Instagran: @exithum. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-eduardo-mutzberg/. Celular/whatsapp: (48) 99192-4808.