Programa ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ será lançado nesta terça-feira

Parceria entre prefeitura e comunidade prevê pavimentação e melhorias de vias públicas de Tubarão

Tubarão

Com o tempo seco e a predominância da estiagem na região, a poeira está presente em todo lugar. Só quem mora em frente ou próximo a uma estrada sem pavimentação com fluxo intenso de veículos, sabe os transtornos que ocorrem, principalmente para a dona de casa, que tem dificuldades para manter a residência limpa. Além do excesso de poeira, em dia de chuva forma aquele “lamaçal” que suja o calçado, o carro e tantos outros incômodos. Alguns moradores cobram da administração pública a pavimentação da via, mas os trâmites, a falta de recursos e todas as burocracias impedem as obras de pavimentação. Para agilizar e solucionar esses impasses, a prefeitura de Tubarão fará nesta terça-feira (26), o lançamento oficial do programa ‘Se Essa Rua Fosse Minha’, que prevê a pavimentação e melhorias de vias públicas por meio de uma parceria com a comunidade.

O conceito é bem simples: a prefeitura providencia os materiais (paver, lajotas, rede pluvial) e os moradores ficam responsáveis pela contratação dos serviços de execução da obra. De acordo com o prefeito Joares Ponticelli, parcerias como essas são uma prática antiga no país, mas o ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ oferece um diferencial que vai apresentar resultados muito mais satisfatórios.

“Geralmente nas parcerias os moradores compram os materiais e as prefeituras dão a mão de obra. Faremos justamente o contrário, por ser mais rápido e vantajoso para as duas partes. O município vai comprar os materiais e a comunidade ficará com a contratação da empresa que fará a obra e é exatamente daí que virá o sucesso do programa. Cada morador será um fiscal da obra, cada dona de casa estará de olho nos operários e exigir que eles façam um trabalho melhor e mais rápido. E a empresa que não trabalhar direito pode ser trocada se a comunidade assim decidir”, explica.

Todo o planejamento e coordenação do programa ficará com a secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento. É neste setor que os moradores interessados em pavimentar a rua onde moram devem procurar para fazer a habilitação do programa. É necessário, portanto, que cada um converse com seu vizinho, crie um grupo de discussão para dar início ao credenciamento para o processo.

Comunidade deve criar comissão

O secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Alexandre Moraes, ressalta que a comunidade interessada deve se organizar e criar uma comissão de Execução e Acompanhamento. “Esse grupo fará um requerimento de adesão e devem estar em dia com a Fazenda Municipal”, salienta Alexandre. A equipe da secretaria vai elaborar os projetos executivos das ruas selecionadas quanto a rede de drenagem, pavimentação, calçadas e jardinagem – conforme o interesse. Os materiais serão entregues a comissão de Execução e Acompanhamento, que será fiel depositária e terá a responsabilidade de zelar por tudo que a prefeitura lhe repassar.