Procon notifica rede de supermercados em Imbituba por falta de atendimento prioritário

Foto: Prefeitura de Imbituba - Divulgação: Notisul Digital

O Procon de Imbituba emitiu uma notificação, nesta terça-feira (07), para uma rede de supermercados local após denúncias de consumidores sobre a falta de profissionais nos caixas preferenciais, causando longas filas, especialmente para idosos, gestantes e deficientes.

Problema detectado: Falta de atendimento prioritário

  • Denúncia dos consumidores:
    • Foi relatado um longo tempo de espera nas filas dos caixas preferenciais, desrespeitando a legislação que garante atendimento prioritário para idosos, gestantes, deficientes e outros.

Legislação e orientações do procon

  • Lei Federal e Orientação Municipal:
    • Todo caixa é considerado preferencial, de acordo com a Lei Federal nº 10.048/2000.
    • A falta de profissionais nos caixas preferenciais é uma violação direta dos direitos dos consumidores.

Alerta e orientações do procon

  • Atendimento prioritário em todos os caixas:
    • O superintendente do Procon, João Miguel Nolasco, enfatizou a importância de garantir atendimento prioritário em todos os caixas, especialmente nos dias de maior movimento.
    • Se a fila nos caixas preferenciais estiver muito longa, os consumidores devem ser direcionados aos caixas comuns.

Responsabilidade dos estabelecimentos

  • Placas indicativas:
    • Os supermercados devem cumprir a legislação municipal, incluindo a obrigatoriedade de ter o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e placas indicativas de vagas preferenciais para Pessoas com Deficiência (PCD).