Procissão reúne milhares de fiéis

O trajeto da procissão foi alterado, mas os católicos marcaram presença na solenidade de Corpus Christi
O trajeto da procissão foi alterado, mas os católicos marcaram presença na solenidade de Corpus Christi

Tubarão

Em passos lentos e com muita fé, católicos de Tubarão participaram, ontem, da tradicional procissão de Corpus Christi. “Jesus está presente na eucaristia”, enfatiza o bispo diocesano Dom João Francisco Salm. A solenidade iniciou por volta das 15 horas com uma missa solene na Catedral Diocesana.
 
Apesar do frio, mas com o tempo ensolarado, aproximadamente quatro mil pessoas percorreram o novo trajeto da caminhada, que foi determinado poucos dias antes. A procissão iniciou pela porta lateral da igreja e seguiu em direção à rua Anita Garibaldi. Depois, percorreu a rua Salvato José Elias e os fiéis subiram a rua da Piedade até a porta central da Catedral, onde estava instalado um altar. 
 
A aposentada Maria Clara Souza Silva, de 78 anos, participa do ato todos os anos. “Costumo ajudar a enfeitar as ruas. Faço isso com muito prazer porque é em prol da comunidade”, valoriza.
 
De acordo com João Francisco, a procissão do Corpus Christi significa professar a fé cristã. “Os tapetes são para receber a autoridade máxima, que é Jesus Cristo, que sempre representou fé, respeito e carinho ao próximo. Estou surpreso e feliz com a adesão dos cristãos nesta celebração”, agrega.
 
O Corpus Christi
É uma expressão latina e significa Corpo de Cristo. É um evento baseado em tradições católicas realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da santíssima trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.
É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, recomenda-se participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do código de direito canônico (cânone 944).