Primeira viga é concretada

Ao todo, serão produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido norte da rodovia federal   - Foto:Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Notisul
Ao todo, serão produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido norte da rodovia federal - Foto:Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Notisul

Tubarão

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, os trabalhos de construção da ponte sobre o Rio Tubarão avançam em terra, com a elevação dos pilares e das travessas. No leito, a correnteza criada pelas chuvas interrompeu o estaqueamento do trecho em água. Um bloco foi finalizado, mas restam outros dois para o início da construção de pilares dentro do rio. 

Já na margem direita (sul), os serviços avançam em ritmo acelerado. O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos, responsáveis pela obra, concretou a primeira viga para lançamento e fixação nas travessas. As vigas darão sustentação à plataforma da rodovia, onde será instalada a pista de sentido norte. Agora, os trabalhos vão se concentrar para a concretagem da segunda viga. Desde o fim do último mês, é preparada a ferragem estrutural para dar suporte às vigas, com três amarrações prontas. 

Ao todo, serão produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido norte da rodovia. Os tamanhos das unidades variam de 34,70 metros, comprimento dos três vãos no leito do rio, a 37,50 metros de comprimento, nos seis vãos em terra, todas com 1,80 metro de altura. O peso das estruturas chega a 40 toneladas, cada. Todas as estruturas são montadas em um estaleiro construído na frente de obras, no bairro Fábio Silva, em Tubarão.

Dados da estrutura
A estrutura está localizada em Tubarão, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva. A antiga foi removida em novembro do ano passado para abrir espaço ao canteiro de obras e à construção da nova. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido norte.