PRF capacita policiais para combate à extração ilegal de madeira

PRF divulgação Notisul Digital

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o III NIMEM – Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécie de Madeira em Ji-Paraná, capacitando 22 policiais para combater extração e transporte ilegais de madeira. Durante o período de 01 a 10/04, os participantes aprenderam técnicas de identificação de espécies de madeira e reforçaram o enfrentamento aos crimes ambientais.

 Treinamento prático e teórico

  • Os policiais foram instruídos por representantes de instituições parceiras, como o UNODC e o Ibama, além de PRFs especializados no assunto.
  • O programa combinou teoria e prática, com atividades de fiscalização resultando na apreensão de 135 m³ de madeira e 18 m³ de carvão, além de 6 mil unidades de produtos acabados.

 Colaboração interinstitucional

  • O evento promoveu a integração entre PRF, Ibama e UNODC, fortalecendo o combate aos crimes ambientais.
  • Segundo Edevar Sovete, analista ambiental do Ibama, a troca de experiências entre as instituições é fundamental para enfrentar os ilícitos ambientais.

 Impacto e resultados

  • O treinamento foi parte do projeto CRIMFLO, com apoio do Departamento de Estado dos EUA, visando fortalecer a resposta judicial a crimes florestais.
  • Alexander Walsh, do UNODC Brasil, destacou a eficiência das operações conjuntas na preservação dos recursos naturais.

Com essa capacitação, a PRF busca reduzir a extração ilegal de madeira na Amazônia Legal e intensificar a preservação ambiental em colaboração com outras instituições.