Prefeito de Orleans faz avaliação constante dos estragos provocados pelas pesadas chuvas que atingem a região

Desde o último domingo, dia 8, secretários, Diretores de Autarquias Municipais, Defesa Civil, SAMAE, FAMOR, DEL, lideranças sociais entre outros representantes, faazem avaliação constantes dos estragos provocados pelas chuvas que castigaram o município de Orleans. A orientação foi passada pelo prefeito Jorge Luiz Koch, em encontro realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado à Rua Capitão Galdino Guedes no bairro Barro Vermelho.

Além da avaliação dos estragos, o grupo tem por missão otimizar as ações e as demandas das pastas, bem como orientar sobre a recuperação das áreas danificadas pelas fortes chuvas e enxurradas. A utilização das doações recebidas por populares, entidades e organizações da cidade também foram analisados. “O momento é de união, de trabalho em conjunto para que possamos reconstruir os locais que foram danificados, como pontes, casas, e dar apoio material e também psicológico às famílias que perderam seus pertences.  Desde ontem estamos 24h de plantão trabalhando, visitando locais, recebendo ligações em uma central que montando dentro da Defesa Civil, e temos certeza de que solucionaremos todas as demandas com a qualidade que sempre trabalhamos e também em um curto espaço de tempo ”, diz Koch.

Tendo como foco a união de todos, as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura trabalham em conjunto priorizando a colocação de pontes de acesso às comunidades e interior, desobstrução de barreiras, solucionando cabeceiras de rio, entre outros.  Já a Defesa Civil, FAMOR, DEL e a Secretaria de Serviço Social estão voltados ao recebimento de informações, visitar aos locais atingidos, residências, detecção de casas que possam sejam interditadas visando o bem-estar humano, checagem de muros que correm risco de deslizamento, e claro, acolher os que precisam de abrigo, receber e destinar as doações e demandas diversas. No que diz respeito à Educação e Saúde, os atendimentos tantos nos Postos de Saúde, quanto em Salas de Aula, seguem o fluxo normal.

No sábado foi declarado Situação de Emergência nas áreas afetadas do município por meio do decreto 5.605, desta forma, o Poder Público tem uma resposta mais rápida referente aos desalojamentos, perdas consideráveis em relação aos acessos aos bairros e localidades do interior onde são necessárias atividades de restabelecimento e reconstrução de pontes, bueiros, estradas, calçamentos, limpeza de muros residenciais e desassoreamento de leito de rios entre outros. Vale lembrar que todas as ações tomadas serão registradas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e demais documentos para que o Governo Estadual possa ter ciência e venha auxiliar nas demandas.

Telefones úteis:

  • Defesa Civil (48) 3886 0163
  • SAMU 192
  • Polícia Militar 190
  • Polícia Civil 197