Prédio de Gramado cai após surgimento de rachaduras no solo

Os efeitos das fortes chuvas ainda são sentidos em dezenas de cidades do Rio Grande do Sul. Mas, ocorreu em Gramado, a pérola do turismo de Inverno para todo o Brasil, uma das mais graves notícias. Um prédio foi ao chão e virou escombros, após o surgimento de rachaduras em gramados, ruas e encostas no Bairro Três Pinheiros. Não houve vítimas, além dos danos materiais, graças a ação rápida e determinante para que o edifício fosse desocupado. A Defesa Civil da cidade e a prefeitura avaliam toda a região.

Em um comunicado, a Prefeitura de Gramado informou que o Serviço Geológico do Brasil está analisando a situação do bairro Três Pinheiros, da Perimetral e da Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto. Todos estes locais sofrem com rachaduras no solo e há riscos de queda de barreiras. O órgão prepara um documento para que as decisões possam ser tomadas no sentido de preservar a vida dos moradores e turistas, além de proteger o patrimônio público e das famílias.

O ponto de maior gravidade e impactado pelas fortes chuvas das últimas semanas é o bairro Três Pinheiros, onde houve o desabamento. A Prefeitura de Gramado ainda vai requisitar ao Serviço Geológico do Brasil novos estudos e análises, em diversas áreas do município.