Ex-vereador em Tubarão assume secretaria no governo de Carlos Moisés

Florianópolis

O tubaronense Lucas Esmeraldino assumiu, nesta quarta-feira (2), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. A solenidade ocorreu no gabinete do governador Carlos Moisés da Silva, juntamente com a vice, Daniela Reinehr e demais secretários. Moisés, por sinal, abandonou a palavra Comandante, que usou durante a campanha. 

Debruçados sobre os programas e ações da secretaria há pelo menos 25 dias, desde que foi convidado a assumir o cargo, Esmeraldino e sua equipe mapearam os principais pontos fortes e definiram estratégias que irão nortear a nova gestão.  

Estruturadas em cinco pilares estratégicos, as ações têm como missão de potencializar e dar visibilidade aos programas existentes. Na visão do novo secretário, a pasta e suas áreas vinculadas, terão um papel fundamental frente ao desenvolvimento econômico e turístico de Santa Catarina. 

São cinco os pilares estratégicos: modelo de governança e transparência; acompanhamento de projetos e programas; identidade e apresentação visual; potencialização dos programas de atratividade de investimentos e dinamização de processos. 

“Com inovação e uso da tecnologia vamos construir uma gestão participativa, transparente e voltada para resultados que serão permanentemente mensurados, acompanhados de perto”, destacou o secretário. A SDS atua em três principais frentes: inovação/tecnologia; empreendedorismo; e meio ambiente, agregou também o setor turístico. Estão sob o guarda-chuva da secretaria programas como Juro Zero, SC Mais Energia, SC Bem Mais Simples, gestão de Recursos Hídricos e Sólidos e a implantação dos Centros de Inovação.

“A ideia é dinamizar os processos, fazendo o uso da tecnologia e inovação, para desburocratizar os entraves e ampliar a atração de negócios, bem como, a expansão das atividades econômicas instaladas no Estado, fomentando o desenvolvimento e atraindo investidores. O setor produtivo e o trade turístico têm um papel fundamental nesta ampliação e na atratividade catarinense. Queremos incentivar a indústria moderna, jovens talentos, tecnologia, e a internacionalização do Estado”, mira Esmeraldino. 

A SDS tem ainda uma importante capilaridade, por meio de suas vinculadas: o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e Santa Catarina Turismo (Santur).

Lucas foi candidato ao Senado nas eleições de outubro do ano passado, mas não conseguiu se eleger, apesar da grande votação. Ele é o presidente do PSL no Estado, o mesmo do governador Carlos Moisés e do presidente Jair Bolsonaro. Esmeraldino estava, até pouco tempo, como vereador em Tubarão, onde cumpria o seu segundo mandato seguido.