Ensino infantil: Presidente de Fundação garante que vagas serão abertas pós-Carnaval

Rafael Andrade

Tubarão

Alguns pais que procuraram vagas em creches da rede municipal de ensino de ensino de Tubarão, até a semana passada, e não conseguiram, podem efetuar a matrícula no Centro de Educação Infantil mais próximo da sua casa a partir desta Quarta-Feira de Cinzas. Quem garante o processo é próprio diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Maurício da Silva, que, em entrevista ao Notisul na sexta-feira de Carnaval, explicou que as aulas iniciaram somente no dia 19 e, ainda está em curso o sistema de matrículas, principalmente para as crianças que completaram 4 meses a partir de dezembro. “Uma coisa podemos afirma, não haverá ninguém fora dos CEIs, já zeramos nossa fila de espera no ano passado e assim iremos continuar”, afirma o dirigente educacional.

Essas vagas estão garantidas, principalmente aos pais que trabalham fora e precisam deixar seus filhos na creche, como é o caso de José Carlos da Silva, que relata: “Alô, Secretaria da Educação, prefeitura, Conselho Tutelar e Câmara de Vereadores de Tubarão… Sugiro tomarem providências com o descaso na educação, pois há inúmeras mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. Enquanto isso, outras estão em casa sem trabalhar com seus filhos nas creches. Sugiro fazerem um recadastramento para saber se realmente as mamães estão trabalhando. É importante frisar que a declaração de trabalho falsa é crime”, alerta.

Maurício explicou que o processo de matrícula ainda está em curso e cada CEI analisa a lista e a demanda de cada caso. Ele também salientou que há um convênio com Escolas Infantis particulares, que recebem algumas das crianças da rede pública municipal, principalmente as provenientes das famílias que recebem bolsa-família. “Esta foi uma das formas que conseguimos executar para que a fila de espera fosse zerada em 2019. Ainda há vagas a serem criadas nas antigas escolas estaduais Mauá, no bairro Oficinas, e Angélica Cabral, no São Bernardo, que serão transformadas em CEIs”, emenda Maurício.

Cerca de 6,6 mil alunos, sendo 2,8 mil do Ensino Fundamental e 3,8 mil crianças do Ensino Infantil, além de 264 crianças matriculadas em entidades conveniadas como Aproet, Joanna de Angelis e Lar da Menina, serão atendidas pela Fundação Municipal de Educação ao longo deste ano. A rede municipal possui 14 unidades de Ensino Fundamental e 32 CEIs. Cinco escolas particulares infantis foram credenciadas e outras três são conveniadas, o que contribuiu para zerar, no ano passado, a fila de espera por uma vaga nas creches.

Portanto, o sistema de matrícula nas creches deve se normalizar apenas até a próxima sexta-feira (28). Quem não conseguir efetuar a vaga pode procurar a FME, na rua Isac Newton, 194 – Centro, Tubarão, 88701-280. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 13 às 19h. Lembrando que nesta segunda e Terça-Feira de Carnaval o local está fechado devido ao ponto facultativo estabelecido pela prefeitura.