Polícia Militar de SC promove 277 oficiais, praças e 95 Bombeiros Militares

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na sexta-feira, dia 24, a cerimônia de promoção de oficiais e praças. A solenidade foi realizada na sede da Academia da Polícia Militar da Trindade (APMT), na Capital, e contou com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa e do Secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

As promoções são relacionadas ao dia 25 de Novembro, celebrado como o Dia de Santa Catarina. Da PMSC, na carreira de praças, foram promovidos 264 policiais ao posto acima e 13 policiais na carreira de oficiais. Destes, dois tenentes-coronéis, Reginaldo Rocha de Sousa e José Eduardo Vieira foram promovidos ao posto de coronel, última patente militar na corporação. Durante a solenidade, também aconteceram promoções de um oficial e 94 do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC).

Na oportunidade, foi assinado pelo governador e pelo comandante-geral o Plano de Comando 360º, com as diretrizes da corporação até 2030. O plano, que sugere uma percepção de 360 graus, é um método de avaliação de desempenho que tem como objetivo principal desenvolver competências essenciais da corporação a fim de alcançar os resultados esperados.

Na primeira parte da solenidade foram homenageados alguns policiais que estiveram presentes representando a todos os demais do 5º, 7º, 8º, 10º, 11º e 12º Comandos Regionais e que se destacaram por atuarem nas cidades atingidas pelas fortes chuvas em Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello foi agraciado com a medalha “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”, juntamente com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, do procurador geral do Estado, Márcio Luis Fogaça Vicari, e da perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.

Em seguida foi realizada a promoção ‘post mortem’  da soldado Francielli Ferencz Szernek que, aos 37 anos de idade, no dia 18 de maio de 2023, sofreu um acidente automobilístico no entrocamento das rodovias SC-418 e SC-410, em Campo Alegre, quando estava a caminho de seu serviço no posto 4 da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv). A soldado Francielli ingressou na corporação em 7 de outubro de 2013. Deixou quatro filhas, mãe e a irmã, Bruna Ferencz, representando os familiares, que recebeu uma homenagem do comando-geral.

Por último, foram realizadas as promoções por ato de bravura. Os cabos Raul Oltramari Júnior, Saulo Junior Barbosa Moro, Cristiano Manoel Luiz e Rafael Gonçalves Sagaz se destacaram por realizarem o seu trabalho colocando em risco a sua própria vida.

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o ano de 2023 foi um período desafiador e de muito trabalho para todos os policiais militares e bombeiros militares. “Além das ações e operações diárias garantindo a ordem e a segurança em nosso Estado, atuamos em várias frentes humanitárias e sociais em favor da sociedade catarinense”, afirmou.

O governador Jorginho Mello também parabenizou a todos os promovidos e ressaltou o trabalho de excelência das Forças de Segurança de Santa Catarina. “Temos hoje a melhor Polícia Militar do país. O Governo do Estado investe e acredita em cada policial e em cada bombeiro militar. Todos fazem um trabalho de excelência”.

Confira a lista dos promovidos da PMSC:

 Lista de oficiais promovidos.