PM perde um dos mais dedicados soldados

 

Mirna Graciela
Tubarão
 
Com 17 anos dedicados à Polícia Militar, o soldado Moisés Laurindo, 43 anos, de Tubarão, não resistiu a evolução de um câncer no intestino e faleceu, ontem, no Hospital Socimed, na Cidade Azul. Militar exemplar, Moisés deixa esposa e dois filhos. 
 
Na corporação, todos são unânimes em afirmar que Moisés foi também um exemplo de soldado na batalha que travou bravamente contra o câncer, por três anos. A dedicação à família e aos amigos também era levada no campo profissional. Dos 17 anos na PM, oito foram voltados ao Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) em Tubarão, Capivari de Baixo e Jaguaruna. 
 
Ele formou-se instrutor do Proerd em 2002 e, desde então, capacitou mais de três mil crianças, 200 adolescentes e 100 pais. Moisés também atuava em escolas da região. Mesmo debilitado, ele nunca deixou de auxiliar os policiais do programa, inclusive como mestre de cerimônia das formaturas. 
 
Moisés também era um apaixonado pela vida acadêmica. Ele era diplomado em educação física e pedagogia pela Unisul, além de ter titulação de especialista em psicopedagogia e mestrado em educação. 
 
Em seu facebook, Moisés postava repetidamente uma das suas citações favoritas, do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. O sepultamento do soldado Moisés ocorrerá hoje, às 16 horas, no Cemitério da Guarda Margem Esquerda, em Tubarão.
 
Moisés certamente deixa uma lacuna que jamais poderá ser preenchida na Polícia Militar de Tubarão e região, especial entre os colegas que atuam mais diretamente junto de programas comunitários, como o Proerd
Foto:Polícia Militar de Tubarão/Divulgação/Notisul