PM comemora data com mudanças

Solenidade foi marcada por homenagens aos policiais militares.
Solenidade foi marcada por homenagens aos policiais militares.

Mirna Graciela
Tubarão

Uma solenidade foi realizada ontem em Tubarão, na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar, em comemoração ao aniversário de 176 anos da PM em Santa Catarina, a exemplo do que ocorreu em várias cidades do estado.

A Polícia Militar existe há 30 anos na Cidade Azul. Para o comandante da 8ª Região, coronel Fernando José Luiz, existem muitos motivos para brindar a data. “Estou há 32 anos neste trabalho e, ao longo deste período, tivemos grande crescimento em recursos humanos, equipamentos e tecnologia. Então, podemos comemorar sim”, avaliou o coronel. Durante a cerimônia, mais de 200 policiais foram homenageados com a entrega de medalhas por tempo de serviço entre dez e 30 anos de trabalho, de brasões por mérito pessoal e alguns foram promovidos a postos de graduação imediata.

O comandante disse que este ano haverá mudanças na tecnologia das Centrais de Emergência no estado. “Estaremos nos adequando a esta nova realidade, por meio de mapas eletrônicos atualizados em tempo real, que vão mostrar as áreas criminais na cidade, e mapa digital com o rastreamento das viaturas”, revelou o coronel, que não poupou palavras para valorizar a classe. “Hoje (ontem), é um dia muito especial para a Polícia Militar de Santa Catarina, é solenidade mais importante do ano. Do soldado ao comandante, todos têm sua importância. O trabalho da polícia é de equipe e não tem dia, nem hora. Nós estamos na rua para trabalhar pelo bem comum”, finalizou o comandante.

De estudante a ‘coronel’

Durante o evento ontem, na sede do 5º Batalhão da Polícia Militar, uma garota vestida com farda chamou a atenção. O nome dela é Hiris Nandi Costa, 10 anos, de Treze de Maio. Ela é a vencedora regional do concurso de redações alusivas aos 176 anos da PM, realizado entre 16 escolas estaduais, na região de Tubarão.
Estudante da Escola Mon Senhor Bernardo Peters, ela ganhou com o verso e prosa “176 anos, não é fácil”. E será comandante da 8ª região da Polícia Militar por um dia, na sede em Tubarão, e nas guarnições de Braço do Norte, Laguna e Imbituba, na próxima terça-feira. Hiris ainda concorrerá com as 11 finalistas de todo o estado. Se ganhar, poderá ocupar o posto de comandante-geral por um dia.

Hiris Nandi Costa posa para a foto com o coronel Fernando José Luiz. Ela venceu o concurso de redação na região de Tubarão e será comandante por um dia.