Plano de Desenvolvimento é esboçado

Assunto foi discutido em reunião entre pesquisadores e membros do Conselho de Autoridade Portuária
Assunto foi discutido em reunião entre pesquisadores e membros do Conselho de Autoridade Portuária

Imbituba

 

Uma prévia do futuro do Porto de Imbituba foi apresentada pelos pesquisadores da Unisul responsáveis pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do porto. O projeto está na etapa de diagnósticos e apresentará uma proposta de planejamento do porto e de sua integração com a cidade de Imbituba para os próximos 30 anos.
 
O objetivo principal é integrar o porto e sua área de influência por meio de um planejamento global, observando o que pode ocorrer na região ao longo do tempo. Nesta etapa de diagnóstico, foram consideradas a densidade populacional, o uso do solo, do sistema viário, acessos, pontos de conflito, transporte público, infraestrutura urbana municipal, características naturais e áreas de impacto e revitalização.
 
O presidente do CAP, Gilberto Barreto, que já participou de projetos semelhantes em Recife, Suape, Salvador, Ilhéus e mesmo em Imbituba, na urbanização do porto nos anos 80, explica ainda a vantagem de se ter em um mesmo grupo de planejamento especialistas em gestão e engenharia portuária, técnicos da prefeitura e professores da universidade. 
 
“A Unisul foi contratada para garantir que predominassem o interesse coletivo e de planejamento urbano para o porto, integrado com o Plano Diretor do município. O objetivo do PDZ é planejar o crescimento do porto, que já se mostra evidente, de maneira a não termos no futuro problemas típicos de cidades portuárias”, afirma.
 
Proposta
Entre as principais preocupações do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), estão a preservação do meio ambiente e da paisagem, visando a qualidade bioclimática dos espaços livres e edificados, propondo ações que integrem e otimizem os processos relacionados a atividade portuária. Em etapas seguintes, será estudada a possibilidade de integração de um porto pesqueiro, um porto de lazer e um porto turístico.