Natal solidário

Natal solidário - Foto: Divulgação/Notisul
Natal solidário - Foto: Divulgação/Notisul

Muito valiosa a atitude da Cresol em promover um Natal solidário às crianças de Rio Fortuna e Grão-Pará. Nas duas unidades foi montada a árvore da solidariedade. Associados e usuários que desejarem fazer mais feliz o Natal de crianças dos dois municípios tem até o dia 12 de dezembro para “adotar” um pequeno e levar até a Cresol o presente dele. Para participar da campanha, basta retirar uma das caixinhas que decoram a árvore de Natal montada nas duas unidades. Dentro delas está o nome e a idade da criança a ser presenteada. Na semana que antecede o Natal, as crianças, acompanhadas pelos responsáveis, serão convidadas a ir à Cresol para receber, das mãos do Papai Noel, seus presentes. As lembranças serão entregues em nome da família que as presenteou.

Banco do Brasil encerra operações
É preocupante a situação do Banco do Brasil em Santa Rosa de Lima. Há uma semana a unidade não recebe mais cheques ou qualquer tipo de depósito, nem permite saques. Uma reunião para discutir o encerramento dos serviços e operações envolvendo dinheiro – como saques, depósitos e pagamento de boletos – ocorreu entre o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, integrantes do Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) do município, representantes da cooperativa de crédito Cresol e o gerente do Banco do Brasil em Braço do Norte, Fernando Feldhaus. O impacto negativo que a medida causará à economia local é apontado pelos empresários que dependem da instituição para fazer movimentações financeiras. Outro transtorno é vivido por aposentados e pensionistas, que devem ir até Rio Fortuna ou Braço do Norte para sacar seus benefícios. A decisão de reduzir os serviços foi tomada após análise da direção central do banco, em Brasília, argumentando que a manutenção de uma agência na cidade não é lucrativo para a instituição.

Festival da Araponga
Entre quarta-feira e ontem observadores de aves tiveram a oportunidade de participar do 1º Festival da Araponga, em Santa Rosa de Lima. O evento contou com saídas guiadas para a observação de arapongas, palestras com especialistas, visitas em escolas e confraternização com harmonização de cervejas artesanais. O festival, organizado pela Associação Florianopolitana dos Observadores de Aves (Afoa), é uma forma de valorizar a espécie, ave-símbolo do Estado. Com o nome científico de Procnias nudicollis, a araponga também é conhecida como guiraponga, uiraponga, ferreiro e ferrador. Já foi muito caçada e, hoje, é considerada uma espécie ameaçada na fauna catarinense, porém, ainda é bastante encontrada em Santa Rosa de Lima, devido à diversidade vegetal do município.

Plano Diretor
Em audiência pública realizada na última segunda-feira, foram aprovadas sete propostas de alteração do Plano Diretor de Rio Fortuna, além do novo traçado do perímetro urbano. Com a aprovação, o Executivo deve encaminhar a revisão do plano em forma de Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, que pode aceitar ou não, as alterações do documento. As mudanças previstas no Plano Diretor tratam da regularização de lotes, tamanho dos lotes, coeficiente de aproveitamento (CA), taxa de ocupação, número mínimo de pavimentos, taxa de permeabilidade e afastamentos. O objetivo da revisão do plano é atender às necessidades futuras do planejamento urbano, como abertura de novos loteamentos, possibilitando o desenvolvimento do município e o crescimento ordenado, com padronização dos lotes, sem causar impactos ambientais.

E mais

Estagiários
A partir de hoje, candidatos podem fazer inscrição para o Processo Seletivo Simplificado nº 05/2017, destinado a prover vagas de estagiários para o quadro temporário da prefeitura de Rio Fortuna. O prazo de inscrição encerra dia 15 de dezembro. Para se candidatar, o interessado deve cumprir alguns requisitos. O principal deles é estar frequentando o ensino médio ou curso de nível superior. O edital completo está disponível no endereço riofortuna.sc.gov.br.

Apae
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Fortuna é uma das entidades do Estado a serem contempladas com o repasse extra de recursos, viabilizados por intermédio do deputado João Rodrigues (PSD). A verba foi anunciada pelo parlamentar durante uma reunião com prefeitos e presidentes de Apaes de Santa Catarina na Fundação Catarinense de Educação Especial. O recurso, na ordem de R$17,4 mil, será destinado à Apae até o próximo mês, e vai ser utilizado para a manutenção das atividades da unidade em Rio Fortuna.

Jantar de negócios
Ocorre nesta quarta-feira o jantar de negócios promovido Associação Empresarial de Rio Fortuna (Acirf). Será apresentado um case de sucesso com o empresário Carlos Becker Fornaza, além da posse da nova diretoria para a gestão 2017-2019 e lançamento do Natal Show. O evento é aberto ao público geral e será realizado no Restaurante Rio Fortuna, às 20h. As inscrições são limitadas, com valores diferenciados para sócios e não-sócios. Mais informações na Acirf, pelo número (48) 99167-4742.

Deutschmesse 
Inúmeros elogios à realização da Deutschmesse  – missa em alemão, para celebrar o centenário da construção da primeira capela na comunidade de Rio Bravo Baixo. A missa ocorreu na bela igreja de São Clemente, presidida pelo pároco, padre Claudemir Serafim, e animada pelo Coral São Marcos, de Rio Fortuna. A liturgia foi conduzida pelos integrantes do grupo de estudos de alemão (DeutschKurs). O curso é uma iniciativa da paróquia São Marcos com o apoio da Cerbranorte e da Cresol Rio Fortuna. Nota 10!

Iluminação
Em parceria com a Cerbranorte, o município de Rio Fortuna executa melhorias no sistema de iluminação pública, com o objetivo de garantir a qualidade em avenidas e ruas. Os investimentos ocorrem por meio da prefeitura, responsável pela compra dos materiais elétricos. Os trabalhos de mão de obra são executados pela cooperativa para a troca de lâmpadas queimadas e substituição dos equipamentos nos postes. Nos próximos dias será iniciada a instalação da decoração natalina, em parceria entre prefeitura, Cerbranorte e Associação Beneficente Rio-fortunense (Abraf).