Defesa Civil

Um novo serviço por SMS disponibilizado pela Defesa Civil de Santa Catarina promete alertar os cidadãos sobre fenômenos meteorológicos que possam significar um risco para a região onde mora.  Este foi um dos principais assuntos discutidos na reunião do colegiado da Defesa Civil, que reúne representantes dos 18 municípios afiliados à Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). Os representantes se reuniram em Rio Fortuna na última quinta-feira para discutir ações do setor. Na ocasião, os coordenadores avaliaram a importância de fomentar a divulgação deste novo serviço de alerta, já que a população pode se cadastrar de forma gratuita. Para receber notificações de previsões do tempo basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. Basta enviar um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Processo seletivo
Até 18 de novembro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo nº 04/2017 destinado a prover vagas para o quadro temporário da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto de Rio Fortuna.
As vagas são para os cargos de: professor de educação infantil, professor de anos iniciais, de inglês, de educação física, professor de artes, de educação especial e coordenador de Educação de Jovens e Adultos, para atuar na rede de Rio Fortuna durante o ano de letivo de 2018. O processo seletivo é executado pela Fundação Educacional Barriga-Verde (Febave), e as inscrições deverão ser feitas via internet, pelo site concursos.unibave.net.

Dia da Alimentação
Em 16 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Neste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) elencou como tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.” Para tal, a entidade justifica que o desenvolvimento rural pode abordar fatores que forçam as pessoas a mover a criação de oportunidades de negócios e empregos para os jovens que não são apenas baseados em culturas (como a leiteira ou produção de aves, processamento de alimentos ou empresas hortícolas). Ele também pode levar a uma maior segurança alimentar, a vida significa melhor acesso e mais resistente à proteção social, reduzindo os conflitos sobre recursos naturais e soluções para a degradação ambiental e às mudanças climáticas.

Dia da Alimentação 2
Seguindo a premissa do tema, a marca Agreco, do território das Encostas da Serra Geral, tem sido uma referência estadual em conservar a tradição dos deliciosos alimentos das colônias de Santa Catarina. A produção orgânica vem de agricultores familiares que cuidam do cultivo no campo até o preparo de produtos de alta qualidade, preservando a saúde da terra, dos agricultores e dos consumidores. O projeto, que já tem quase 20 anos, preserva a água e a mata atlântica nativa, além de fomentar o desenvolvimento rural. Neste período, foram realizadas ações que impactam positivamente a vida dos agricultores e agricultoras familiares, assim como a forma como lidam com os recursos naturais, especialmente a terra e a água. É uma ótima escolha para a mesa dos consumidores. Parabéns!

Agroecologia em destaque

Santa Rosa de Lima abre as portas nesta quinta e sexta-feira para o Seminário Estadual de Agroecologia. Os últimos detalhes para o evento já foram acertados, justamente para que tudo ocorra como planejado. O seminário contará com toda a estrutura necessária. Serão oferecidos aos participantes dois cafés da manhã, dois almoços e um jantar. As palestras ocorrerão no Salão Comunitário da Igreja. No dia das oficinas, haverá translado até os locais das atividades. A estrutura das pousadas também foi disponibilizada aos visitantes, e a organização firmou parcerias com outros hotéis e pousadas de cidades vizinhas, com o objetivo de assegurar hospedagem a todos. Vale ressaltar que a organização e o comprometimento fazem toda a diferença, e os participantes terão o suporte necessário. Outras informações e inscrições para o 8 º Seminário de Agroecologia estão disponíveis no site agroecologiasrl.com.br.  

E mais
Risoto beneficente

Está de parabéns a Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã, de Rio Fortuna, pela realização do segundo risoto beneficente. O evento ocorreu na noite da última sexta-feira e, além da deliciosa e caprichada janta, contou com sorteio de brindes e show. A expectativa para o próximo ano é realizar o risotão em um local mais amplo e disponibilizar mais ingressos. Sucesso!

Noite Cultural
A Noite Cultural Cooperativa, uma iniciativa da Cresol de Rio Fortuna, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está confirmada para a próxima sexta-feira, no Centro Comunitário São Marcos. Este ano, o evento traz o tema “Cooperação para um futuro promissor”. O projeto beneficia alunos de 3 a 11 anos e consiste em apresentações culturais, danças, músicas, teatro, todos ensaiados por alunos e professores, com temas sugeridos pela Cresol. Todos são convidados a participar de mais uma noite de aprendizado e diversão. Será a partir das 19h30.

Gincana Bíblica
Os catequizandos da Paróquia São Marcos, nos níveis Intermediária 3, Perseverança e Crisma são esperados para mais uma Gincana Bíblica. A ação ocorrerá no próximo domingo, no Centro Comunitário São Marcos, a partir das 13h. Vale destacar a importância destes eventos, que buscam envolver e aproximar cada mais vez os jovens à igreja. A paróquia está de parabéns!