Plano Diretor

Foto 1
A população de Rio Fortuna tem até o dia 31 de outubro para procurar o setor da Engenharia, na prefeitura, e se informar a respeito das mudanças propostas no Plano Diretor. A decisão foi tomada em audiência pública, na segunda-feira da semana passada. Além da proposta de revisão do documento, estiveram na pauta da audiência a apresentação de cartas geotécnicas de Aptidão à Urbanização; expansão do perímetro urbano, bem como assuntos gerais do interesse da municipalidade. O mapa com sugestão de ampliação para o perímetro urbano, além das alterações propostas para as Leis Complementares 019/2010 e 020/2010 – as leis que tratam do Plano Diretor – estão disponíveis no site da prefeitura. A próxima audiência para votação destas propostas está marcada para o dia 13 de novembro.

Busca de recursos
Na última semana, o prefeito de Rio Fortuna Lindomar Ballmann esteve em Brasília, acompanhado do gestor de projetos Jeferson Hemkemeier. O objetivo: pleitear recursos para o município. Além de visitas aos gabinetes dos deputados federais, para viabilizar emendas parlamentares, cumpriu agenda de compromissos nos Ministérios, entre eles o da Integração Nacional, onde articulou, ao setor da Defesa Civil, a liberação de recursos para a construção de pontes no interior. Na oportunidade, assinou um contrato para dar sequência aos projetos já encaminhados. “Um convênio assinado em 2012, que previa a construção de 11 pontes, estava emperrado por algumas divergências. Um contrato foi assinado e agora podemos dar seguimento com a construção das cinco pontes restantes”, comemora o prefeito.

Escola de Pais
Foto 2
Com o tema “A importância de impor limites na educação dos filhos”, o Centro Educacional Santa Rosa de Lima promoveu no dia 18 de setembro o segundo encontro do projeto Escola de Pais, conduzido pela psicopedagoga do município, Marlene Beckhauser de Souza. Na oportunidade, os pais compartilharam suas experiências e expectativas com relação ao que vivenciam na educação de seus filhos. Concluíram que é no seio familiar que são ensinados os princípios e valores que formatarão o caráter e a personalidade dos filhos. O programa foi lançado em junho e, por meio de encontros periódicos tem como objetivo promover maior aproximação entre família e escola. Parabéns!

Mesas de jogos
Foto 3
Os alunos da Escola Municipal Professor José Boeing, em Rio Fortuna, têm, desde a última semana, a oportunidade de desfrutar de jogos lúdicos durante o recreio. Um projeto idealizado pela professora e diretora da unidade de ensino, Heloísa Heidemann Wiggers, dispõe de cinco mesas de jogos, que ficam disponíveis durante o intervalo das terças e sextas-feiras. A atividade reúne estudantes do ensino infantil e séries iniciais, que além de acesso a conceitos de matemática, raciocínio e lógica, divertem-se enquanto brincam.  O objetivo é ampliar o aprendizado da sala de aula por meio de jogos e melhorar a qualidade do recreio dos alunos. Nota 10!

Parceria facilita financiamento de casas
Com a parceria firmada entre a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) de Rio Fortuna e a empresa Madeireira Ricken, também de Rio Fortuna, o sonho da casa própria pode estar mais próximo do associado Cresol. Entre as vantagens estão o valor da casa, a facilidade na liberação do crédito, os juros mais baixos e o pagamento, que pode ser feito em até 84 vezes. Além desta vantagem para o associado, a partir deste ano, a cooperativa passou a oferecer linhas de créditos a juros mais baixos dos que eram praticados anteriormente.

Reforma
Quem procurar atendimento na prefeitura de Rio Fortuna nos próximos dias sentirá melhorias e mudanças no prédio. Isso porque a estrutura física passa por reformas. As obras, em curto prazo de execução, contemplam a troca do piso – que era de taco – e pintura da sede, e tem como objetivo aprimorar o atendimento ao público e aos profissionais que ali trabalham. A reforma do imóvel, inaugurado em 1984, ocorrerá por etapas para não atrapalhar o atendimento e deve ser concluída no próximo fim de semana.

Nova secretária
A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Santa Rosa de Lima está sob novo comando. A professora e integrante do quadro efetivo da prefeitura, Siuzete Vandresen Baumann assumiu a pasta no último dia 20. A profissional substitui Edson Baumann, que deixa a secretaria por razões pessoais e volta a ocupar sua vaga de vereador eleito pelo PP e a coordenação do grupo de dança folclórica alemã do município. A nova gestora é formada em Ciências Biológicas e mestre em Educação. Já foi vereadora, secretária de Educação e diretora escolar.

Epagri 
Ocorreu na sexta-feira a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional (CMDR) para deliberar assuntos relacionados à agricultura e realizar o plano plurianual das ações da Epagri em Rio Fortuna. Após uma apresentação dos dados do município e ações pela instituição, os participantes elencaram pontos fortes e fracos da agricultura, além de sugestões para melhorias. Vale ressaltar que grande parte da economia de Rio Fortuna provém da agricultura familiar, por isso é necessário pensar ações que beneficiem e melhorem a qualidade de vida dos produtores, além de incentivar o crescimento das propriedades.