CDR define prioridades para a região do Vale

Prefeito Lindomar Ballmann foi o anfitrião de mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte, ao lado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), José Ricardo Medeiros. Prefeitos, presidentes do Legislativo e integrantes da sociedade civil se reuniram na tarde da última sexta-feira, em Rio Fortuna, para mais um encontro do conselho, que debateu diversos assuntos relativos ao desenvolvimento da nossa região. Entre os temas da pauta destacaram-se o orçamento para 2018 na educação, kit preventivo de incêndio para as escolas estaduais, Cedup, obras de infraestrutura, como anel viário e pavimentações de rodovias estaduais, transporte escolar, convênio com as Apaes, entre outros.

Além do prefeito Lindomar, representaram o município de Rio Fortuna o vice-prefeito Neri Vandresen, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvio Heidemann, e o diretor do hospital, Valdir Hemkemeier.

FOTO 1

Lindomar viaja a Brasília em busca de recursos
A preocupação em buscar recursos junto aos governos Estadual e Federal é uma preocupação constante dos prefeitos da região. Pela terceira vez este ano, o prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, viaja para Brasília em busca de verbas para serem investidas no município. O chefe do Executivo embarca amanhã acompanhado do gestor de projetos da prefeitura, Jeferson Hemkemeier.

No roteiro, além de audiências nos ministérios das Cidades, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esporte e Turismo, está programada a visita no Palácio do Congresso Nacional – onde deverá visitar a Câmara dos Deputados para tratar da liberação de emendas parlamentares.

O principal motivo da viagem é buscar recursos para a reforma do Ginásio Municipal Aloísio Willemann e para a construção de pontes no interior do município de Rio Fortuna.

Conselho de Turismo reestruturado
Propor diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a formulação e implementação da Política Municipal de Turismo são os objetivos do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Santa Rosa de Lima, reestruturado recentemente por meio de lei municipal.  A primeira reunião após as mudanças ocorreu na última quarta-feira, no gabinete do prefeito Salésio Wiemes. A principal pauta da reunião foi a definição dos dirigentes do órgão. De forma consensual, foram escolhidos como presidente Valnério Assing, representante da associação de agroturismo Acolhida na Colônia, e como vice-presidente, Leoníria Assing, engenheira agrônoma, representante da administração municipal. Também foi definida a data das reuniões ordinárias, que serão realizadas na terceira terça-feira de cada mês. Vale ressaltar que o turismo é das principais fontes de renda para a população e de arrecadação de recursos para o município.

Foto 2

Stammtisch
Falta menos de uma semana para o 2º Stammtisch de Santa Rosa de Lima! O evento, que caiu no gosto da população do Vale, ocorrerá no domingo, 24, nos arredores da Praça 10 de Novembro, no Centro. De origem brasileira, mas com aspectos da cultura típica alemã, o Stammtisch é um encontro de amigos e grupos, unidos por motivos comuns, atividade ou profissão. O evento é marcado pela união, festa, alegria e confraria entre os participantes. Na foto ao lado, a edição realizada no ano passado. A animação fica por conta da banda Humanação!

Foto 3

E mais

Audiência pública
Ocorre na noite de hoje uma audiência pública para discutir assuntos referentes ao planejamento urbano do município de Rio Fortuna. A população está convocada para participar do evento, que começa às 19 horas nas dependências do Centro de Pastoral São Marcos. Entre as pautas de discussão estão a apresentação de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização; revisão do plano diretor; expansão do perímetro urbano, bem como assuntos gerais do interesse da municipalidade. As discussões dos três temas em audiência pública são essenciais para regular o uso do solo nas cidades, evitar a ocupação desordenada e a especulação imobiliária em áreas de interesse social e ambiental. “Precisamos pensar no futuro, e isso inclui o planejamento da nossa cidade para que tenhamos um crescimento ordenado, com sustentabilidade e que atenda às demandas dos moradores”, descreve o prefeito Lindomar Ballmann.

Liga Verde Vale
Rio Fortuna foi palco no último sábado da abertura do Campeonato Regional de Futebol da Liga Amadora Verde Vale 2017 – Taça Ademir Brighenti. A equipe SER Municipal – que representou o município – fez a estreia enfrentando a equipe da SER Santa Rosa de Lima. O placar terminou empatado em 0 x 0. Neste ano a competição contará com sete equipes jogando em turno único. Todos contra todos, classificando os quatro melhores para a fase semifinal do campeonato.

Missão Jovem
Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a Paróquia São Marcos promoverá uma ação missionária nas comunidades de Rio do Meio e Santa Catarina (SRL) e Rio Bravo Baixo (RF). A programação conta com orações, missas, visitas às famílias, encontro com os casais, jovens e crianças e confraternização. Todos os jovens são convidados a participar.

Retroescavadeira
Uma nova retroescavadeira, da marca JCB, foi entregue ao município de Santa Rosa de Lima na sexta-feira, dia 8. O equipamento foi adquirido pela prefeitura ao custo de R$ 188 mil, obtidos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB). A máquina será utilizada pela equipe dos setores de agricultura e de obras em ações de melhorias de vias e serviços diversos.