Expofortuna é oportunidade para firmar negócios

FOTO 1
Falta apenas quatro dias para a Exposição de Produtos de Rio Fortuna e Região (Expofortuna) de 2017, e as expectativas de negócios são animadoras. Com mais de 15 anos de tradição, a feira contará com cerca de 70 expositores apresentando e comercializando produtos e serviços de excelente qualidade! O evento ocorre de 4 a 6 de agosto, no Centro Comunitário São Marcos, com o lema que reflete a característica predominante da indústria e comércio do município: “Compromisso com a qualidade”. Todos os detalhes e novidades da feira foram repassados aos expositores durante o jantar de lançamento, no Restaurante La Cantina, na noite da última quarta-feira.

Em sua nona edição, a Expofortuna se consagra como uma das feiras mais importantes da área para a região, priorizando o melhor dos setores lácteo, moveleiro, construção civil e agronegócio. Além da mostra de produtos e serviços, a feira ainda reúne atrações como simpósio de leite, shows, apresentações culturais e a culinária típica da cidade.

A grande aposta deste ano é na Praça de Alimentação, uma novidade planejada com carinho pela Acirf, pensando nos visitantes que irão prestigiar a feira. Para animar, haverá show acústico todos os dias. Localizado na parte externa, o espaço contará com diversas empresas do ramo que irão servir lanches e petiscos saborosos, com ingredientes selecionados e um cuidado especial para atender bem a todos os clientes.

 

Sintraf realiza Dia de Campo
Buscar conhecimento é fundamental em qualquer atividade e para o produtor rural não é diferente. Pensando nisso, o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rio Fortuna e Região (Sintraf) irá promover, no próximo dia 23, o 1° Dia de Campo, na propriedade de Lourivaldo Bloemer, na comunidade de Rio Otília.
O início das atividades está programado para as 9h, e durante o dia haverá palestras sobre pastagem, irrigação, nutrição e homeopatia animal, bem como crédito agrícola. Ao meio-dia o almoço, e para encerrar as atividades, às 16h30 será servido um café colonial.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18, na sede do Sintraf, Cresol ou Epagri.

 

Negócios com sabor de solidariedade
Solidariedade também será o foco da Expofortuna. Isso porque a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Escola de Educação Especial São Marcos, comercializará produtos da Ewel. São panelas, pratos, chaleiras, bules, bacias, cerca de 80 variedades em uma parceria com a fábrica de esmaltados. Das vendas que serão realizadas durante a exposição, 50% serão revertidas à entidade. Para manter o estande em plena atividade durante três dias da feira, a Apae conta com o auxílio de voluntários, na sua maioria os próprios funcionários, seus familiares e pessoas da comunidade.

 

Clubes de Mães expõe trabalhos 
FOTO 2
Durante a Expofortuna, representantes dos clubes de mães terão espaço no estande da Associação Beneficente Rio Fortunense (Abraf) para expor os trabalhos desenvolvidos. Esta é uma oportunidade de valorização, de mostrar belos artesanatos produzidos com muita criatividade e dedicação. “Há artes vendidas para todo o Brasil, mas que não são conhecidas pelos moradores de Rio Fortuna”, observa a primeira-dama do município, Cristiani Brettos Goulart Ballmann e presidente da Abraf.
A definição foi realizada em reunião com as coordenadoras dos clubes de mães no último dia 21, no Centro de Pastoral São Marcos. Ainda na pauta esteve a entrega dos kits de artesanato doados pela Fundação Nova Vida e a definição de cursos de capacitação.
Os clubes de mães contam com apoio e o trabalho constante da primeira-dama e da segunda-dama, Anastácia Della Justina, junto com a secretária de Assistência Social, Gabriela Ricken Warmling Moreira.

 

Câmeras de segurança irão inibir práticas criminosas 
FOTO 3
O processo para a instalação do sistema de videomonitoramento em Rio Fortuna, por meio do Programa Bem-Te-Vi, avança mais uma etapa. Na última quinta-feira, o prefeito Lindomar Ballmann participou de uma reunião, na sede da Delegacia de Polícia Civil, com lideranças da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e representantes das empresas responsáveis pela instalação do sistema. Entre os assuntos, adequações necessárias da estrutura física da delegacia, estudo dos pontos que receberão as câmeras de segurança, bem como a previsão de entrega dos equipamentos.
O Programa Bem-Te-Vi integra o Pacto pela Segurança. É uma parceira entre governo do Estado com prefeituras. Rio Fortuna foi contemplado com seis câmeras e uma central de videomonitoramento.
No entanto, ainda será avaliado o estudo dos pontos onde os equipamentos serão instalados. A previsão é de que seja concluído até o fim do ano, pois primeiro será adequada a estrutura física da delegacia.

E mais
Aulão beneficente
Em parceria com a professora ZIN Maria De Lourdes Bloemer, o LEO Clube de Rio Fortuna irá realizar uma mega-aula de zumba para arrecadar donativos para a Campanha do Leite. A ação ocorre no próximo domingo, às 19 horas, no Salão Comunitário da comunidade São Maurício. Além de se divertir, você ainda ajuda ao próximo. Para participar, o valor é R$ 5,00, além da doação de um litro de leite (ou mais).
Para quem não puder ir ao aulão beneficente, poderá deixar a doação nos pontos de coleta em Rio Fortuna: Supermercados Ricken, Central e Alberton. Os donativos serão destinados à Apae e ao hospital do município.

 

ID Jovem
Uma iniciativa que vale a pena ser compartilhada é o ID Jovem, que oferece benefícios ao público de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos. O programa oferece acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Em Santa Rosa de Lima, o cadastramento é feito por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura.
O ID Jovem é obtido por meio de um aplicativo disponível para qualquer smartphone. Basta instalá-lo e inserir o NIS (Número de Identificação Social), fornecido pela Secretaria de Assistência Social, anexa à Unidade Básica de Saúde. Nota 10!