Destacamento da PM

Santa Rosa de Lima conta com uma nova Delegacia de Polícia Civil e Destacamento da Polícia Militar. O local foi inaugurado na última semana por meio de uma parceira entre o município e as forças de segurança pública do governo do Estado. O novo local passa a funcionar na antiga Unidade de Saúde, na Rua Germano Hermesmeyer, uma localização bastante estratégica: ao lado de uma agência bancária e em frente a uma unidade escolar. Anteriormente, delegacia e destacamento ficavam mais isolados, nos fundos do Centro de Convivência Social (Salão Velho). O prefeito Salésio lembrou que Santa Rosa de Lima é um município com baixos índices de criminalidade, por isso a municipalidade preza pela parceria do município com os órgãos de segurança para que os índices permaneçam. Durante a cerimônia, o público presente foi convidado para conhecer o sistema de videomonitoramento do município, implantado em 2017 por meio também de uma parceria: entre a prefeitura, Câmara de Vereadores, Conseg, Cergal, PCH Santa Rosa, PCH Nova Fátima, Cresol e NDL.  Parabéns!

Vacinação contra o sarampo

Está em vigor a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo em todas as cidades catarinenses. A primeira fase da mobilização segue até o próximo dia 25 e serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D ocorreu no sábado. Em Rio Fortuna foi preparado um dia especial, com diversas atividades educativas. Em um ambiente animado e preparado com decoração específica, foram repassadas informações como os cuidados com a higiene bucal, alimentação saudável, prevenção à dengue, entre outros. As crianças também foram convidadas a participar de atividades recreativas.  A primeira fase da mobilização da campanha segue até 25 de outubro e serão imunizadas crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). 

Saúde da Mulher
Para marcar as ações promovidas em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna promoveu na quarta-feira uma palestra sobre a saúde da mulher com o médico ginecologista e obstetra Richard Coan Cardoso. O evento ocorreu no Centro de Pastoral São Marcos, e ao final foi realizado sorteio de brindes e um coquetel. Na oportunidade o clínico enfatizou a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero, especialmente no que se refere à realização de exames como a mamografia, preventivo e o autoexame das mamas. “Por serem doenças de sintomas comuns ou muitas vezes sem sintomas, o câncer tem como maior problema a descoberta tardia. Não deixem de realizar os exames regularmente, pois com o diagnóstico precoce as chances de cura aumentam muito”, destaca o médico. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em 2018, 657 mulheres morreram por conta do câncer em Santa Catarina. Neste ano, até o dia 30 de setembro, já foram registradas 457 mortes. Mulheres, previnam-se!   

Dia da Criança

O Dia das Crianças também não passou em branco em Santa Rosa de Lima. A Secretaria Municipal de Educação e Desporte do município promoveu, durante a semana, uma série de atividades alusivas à data especial.  As crianças do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre participaram de atividades diversificadas, como piquenique, banho de lona, lanches diferenciados, cinema na escola e brincadeiras no parque durante toda a semana. Já os alunos do Centro Educacional Santa Rosa de Lima realizaram diversas atividades diversificadas organizadas com seus professores durante a semana. Ainda participaram de uma gincana com diversas brincadeiras, realizaram uma viagem ao cinema do Farol Shopping, em Tubarão,  participaram de passeio pela cidade com o Trenzinho da Alegria e ganharam uma pequena lembrança para cada aluno. “A infância é fase mais pura, uma fase tão bela que uma parte de nós residirá sempre nela. Pensando em cultivar e valorizar esta fase da vida que promovemos essas ações”, destaca a secretária de Educação e Desporto, Shirlei Rodrigues.  

Em Brasília
O vice-prefeito de Rio Fortuna, Neri Vandresen, acompanhado do vereador Wilmar Roecker e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Evaldo Borghezan Zanelato, esteve em Brasília na última semana para protocolar pedidos de recursos em prol de Rio Fortuna. O grupo participou de uma audiência no Ministério da Integração Nacional/Defesa Civil, onde solicitou a liberação de recursos para reconstrução de duas pontes de concreto armado nas localidades de Rio Areão e Alto Rio Pequeno. A comitiva também esteve no Senado acompanhando a votação da lei que incrementa as receitas das entidades e municípios, e na Câmara dos Deputados, onde visitou parlamentares catarinenses para pleitear a liberação de recursos através de emendas. Entre os pedidos, emendas para implementação de ações nas secretarias municipais, bem como para o custeio e manutenção de entidades do município, como o Hospital.    Já no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri, Evaldo e Wilmar reforçaram a reivindicação de propostas já solicitadas em outras oportunidades. Neste ministério há uma expectativa de liberação de recursos e equipamentos para a prefeitura nos próximos meses.   Nota 10!