Cobranças pelas rodovias

As cobranças pela manutenção das rodovias estaduais se fortalecem a cada dia. Lideranças e moradores estão cansados de esperar por uma decisão do governo e uma solução plausível. Além dos buracos que fazem parte do trajeto das vias, especialmente da SC-108, entre Braço do Norte e Rio Fortuna, o mato toma conta e invade a pista, prejudicando ainda mais a visibilidade dos motoristas.  Nesta semana, dezenas de carros tiverem prejuízos com pneus estourados. Basta uma chuva para as crateras aparecerem. Já na SC-108, o matagal que invadia a pista entre Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna, foi resolvido através de um mutirão realizado pelas administrações dos dois municípios.  Se passaram seis meses de governo, e podem esperar que as cobranças ainda vão aumentar. A espera é por uma manifestação do senhor governador Carlos Moisés antes que uma tragédia aconteça!

Cresol Une

Parabéns à equipe da Cresol, que inaugurou sua unidade em Braço do Norte no último dia 1º, para atender empresas, pessoas físicas e produtores rurais que buscam as vantagens dos serviços oferecidos pela cooperativa de crédito. Vinculada à Cresol Rio Fortuna, a unidade de negócios oferece todos os serviços disponíveis nas cooperativas do sistema Cresol Central, desde financiamentos, linhas de crédito rural, seguros, emissão de boletos, abertura de contas, retirada de cheques. A única diferença é que não está disponível são as transações com depósitos ou saque. A abertura da unidade em Braço do Norte visa atender os associados da cooperativa de Rio Fortuna naquele município, bem como buscar possíveis novos associados. Este é um dos exemplos de cooperativas de sucesso que crescem visando o atendimento de qualidade de seus sócios. Nota 10!

Saúde destaque nacional
Três projetos desenvolvidos no setor de Saúde Pública em Santa Rosa de Lima foram destaques durante o 35º Congresso de Nacional de Secretarias de Saúde, realizado em Brasília, entre o dia 2 e 5 de julho. O município foi representado pelas enfermeiras Sheley Baumann Leeser e Vanessa Batista Pacheco, a odontóloga Julia Wiggers e a secretária de Saúde e Assistência Social, Siuzete Vandresen Baumann. Elas apresentaram os seguintes trabalhos: ‘Regulação do acesso a saúde bucal do acolhimento a especialidade’, ‘Integração da saúde na comunidade no município de Santa Rosa de Lima’, e ‘Construção do Plano Municipal de Saúde: a elaboração participativa com ênfase na gestão e organização da Atenção Básica’. No total, 500 trabalhos desenvolvidos em todos o país foram apresentados no evento. O evento reunião cinco mil congressistas – entre gestores municipais, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo – em que trocaram experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Retiro Espiritual SMPs

Missionários se reuniam neste domingo, no Centro de Pastoral São Marcos, para o segundo retiro espiritual das Santas Missões Populares. O encontro é a preparação final para as missões que acontecem de agosto a novembro na Paróquia São Marcos, onde todas as famílias serão visitadas.  Neste período, ao receber a visita dos missionários, os acolham bem, e ouçam a palrava evangelizadora. As Santas Missões nada mais são do que uma experiência profunda e viva de Deus no coração das massas. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje.  

Preservação Ambiental

Os aluninhos do Centro de Educação Infantil Recanto Alegre participaram de uma ação voltada à preservação ambiental. Eles receberam a visita da Equipe de Vigilância Epidemiológica do município e da secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Suizete Vandresen Baumann, que realizaram uma dinâmica sobre a importância dos cuidados ao meio ambiente. A ação contou com o apoio da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. As entidades providenciaram as mudas de plantas nativas que foram distribuídas às crianças. Elas puderam levar as plantas para os seus pais e também participaram de um ato de plantio no pátio da escola. Parabéns pela iniciativa! É com ações ensinadas para as crianças que se espera um futuro melhor!

Santa Rosa de Lima é campeã!

Santa Rosa de Lima é a grande campeã do Regional de Veteranos “Troféu SL Imóveis”. A visitante São Ludgero conseguiu vencer no tempo normal por 3 a 2 mais nas penalidades acabou perdendo o título por 4 a 5 para a equipe da casa. Uma grande e emocionante partida digna de uma final, essa foi a sensação que os atletas de ambas equipes deixaram para todos que foram ao ginásio assistir. Destaque para o artilheiro da competição Jojô de São Ludgero, Eduardo Willemann de Braço do Norte ficou o melhor goleiro e para a boa atuação dos oficiais da FCFS – Claudiomar de Freitas e Renan Arent. Na mesa, Gabriel Vandresen e Marcos Fernandes. Parabéns equipe!