Combate à Dengue

Municipal conquista título
Municipal conquista título

O verão está chegando, época do ano em que os cuidados com a Dengue, Zika e Chikungunya precisam ser reforçados. Diante do risco de epidemias das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, as ações de prevenção e controle são intensificadas em todo Estado. O Dia “D” de mobilização ocorreu no sábado. Munícipes devem tomar prevenções para eliminar os criadouros do mosquito. É preciso estar atento à limpeza de calhas, piscinas e de outros locais que possam acumular água, além de descartar corretamente o lixo.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina (SES) alerta que SC vem passando por uma mudança de perfil relacionado à presença do Aedes aegypti e à transmissão das três doenças, sendo que a infestação atual é a maior já registrada no território catarinense. Faça sua parte. As ações de controle ao mosquito continuam sendo a melhor estratégia para evitar a Dengue, o Zika vírus e a febre de Chikungunya!

Municipal conquista título
A vitória esperada chegou e o maior campeão da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, o SER Municipal, de Rio Fortuna, conquistou o sétimo título da competição. O time jogou em casa, no sábado, e após empatar em 0 a 0 com o São Domingos, de Armazém, venceu nas penalidades com o placar de 5 a 4. Uma vitória especial, pois além de ganhar em casa, o Municipal ergue a taça “Rio Fortuna 60 anos!”. As conquistas na Liga Amadora ocorreram em 1996, 2002, 2004, 2011, 2012, 2016 e 2018. Parabéns aos jogadores pelo desempenho durante todas as partidas!

Região vivencia Natal
O clima de Natal invade os municípios da região com belas ornamentações, iluminações especiais e programação variada para lembrar a data. O resultado com certeza é fruto de trabalho intenso das equipes que se dedicam para deixar tudo lindo para a época mais esperada do ano. Em Rio Fortuna, os artigos natalinos foram montados com materiais reaproveitáveis. Árvores de pneus decoradas com garrafas plásticas e iluminação de LED foram instaladas nas principais ruas da cidade. Os postes, no canteiro central da avenida Sete de Setembro, ganharam adereços, como guirlandas. A cidade está enfeitada com anjos, renas, caixa de presentes e trenzinhos. O resultado foi apresentado na noite de sexta-feira, com um ato especial para a “Abertura do Natal” e acendimento das luzes. Além da chegada do Papai Noel, o evento contou com encenação do Nascimento do Menino Jesus e participação do Ministério Teatral Agnus Deis e alunos da Escola Municipal Professor José Boeing e CEI Cantinho da Criança, além de brinquedos infláveis para a diversão das crianças. A decoração está concentrada nos canteiros da avenida, na praça Ludgero Carlos Loch e arredores da Igreja Matriz São Marcos.

Natal Solidário   
O sentimento de solidariedade é intensificado nesta época. Cada um tenta ajudar o próximo da sua maneira. Bela iniciativa em Rio Fortuna, do Studio de Beleza Janara Schuelter e parceiros do comércio local, em promover o Natal Solidário da Apae. A intenção é encontrar pelo menos 44 pessoas que queiram “apadrinhar” um desses alunos especiais e presentear com um pijama. Para arrecadar o valor necessário, foram distribuídos, em vários pontos de coleta, caixinhas para doações. Se for arrecadado um valor maior do que o custo dos 44 pijamas, o valor restante também será entregue à Apae. A contribuição pode ser feita até esta sexta-feira. Faça sua parte, “quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós”.

Ensaio fotográfico
É gratificante ver o envolvimento da comunidade com a causa da Apae. Para deixar o Natal dos alunos ainda melhor, foi realizado um ensaio fotográfico, em cenário temático, pela profissional Bianca Moraes. Na página da instituição, no Facebook, a diretoria externou sua gratidão: “A Apae de Rio Fortuna agradece as pessoas que tiveram a iniciativa de proporcionar um dia especial aos alunos, com cortes e penteados de cabelo, maquiagem e uma sessão de fotos em um cenário especial de Natal. Nosso agradecimento às pessoas que se empenham em transformar um dia comum em algo extraordinário”. O resultado você confere no Facebook da Apae! Acesse e confira, as fotos são emocionantes! A instituições atende 44 alunos de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.  

“Natal diferente”
A Cresol promove, neste ano, a campanha do Natal Diferente, onde os associados e sócios da cooperativa de Rio Fortuna poderão proporcionar um Natal mais alegre aos alunos da Apae de Rio Fortuna. Para contribuir, basta retirar um bombom da árvore. Cada doce contém o nome de um aluno a ser apadrinhado. Este ano, porém, os padrinhos não precisam comprar os presentes. Para que todos sejam iguais, as lembranças já foram adquiridas. Cada padrinho paga o valor referente ao presente de um estudante. Na sexta-feira da próxima semana, último dia do ano letivo na escola, o Papai Noel visitará a Apae para entregar as lembranças. Um café também será oferecido. Quem quiser colaborar com o lanche pode depositar qualquer valor nas caixinhas de arrecadação junto aos caixas da Cooperativa.