Mutirão de limpeza

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Destaque para a iniciativa dos funcionários das prefeituras de Santa Rosa de Lima e de Anitápolis, que se mobilizaram para realizar a limpeza e roçagem das margens da SC-108, entre os dois municípios. O trajeto, de aproximadamente 23 quilômetros – sem pavimentação -, é de responsabilidade do governo do Estado, mas não recebe atenção por parte do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Várias audiências públicas e mobilizações pelo asfalto no trajeto já foram realizadas, e mesmo com um projeto de engenharia, o governo não dá previsão de quando pretende executar a obra.

Curso de meliponicultura
Além de ser conhecida pela produção livre de agrotóxicos, Santa Rosa de Lima detém reconhecimento por ser um dos principais polos de criação de abelhas sem ferrão de Santa Catarina e do Brasil, sendo procurada para aulas de campo. Assim foi com os alunos do curso de Formação em Meliponicultura do Instituto de Federal Catarinense (IFC), dos polos de Rio do Sul e de Blumenau, que estiveram na cidade para conhecer na prática as técnicas utilizadas. Cerca 50 alunos tiveram contato com espécies variadas de abelhas, receberam dicas de alimentação e cuidados em geral, conheceram a fabricação de caixas de criação e realizaram atividades práticas, como a de duplicar os enxames.

Pontes novas
Inicia nesta semana as obras de construção de cinco pontes de concreto armado em Rio Fortuna, que irão substituir as de madeira nas comunidades de Rio dos Bugres, Rio Facão, Barra do Rio Chapéu e Rio Chapéu. A primeira será levantada na localidade de Rio dos Bugres, devido à urgência. É necessário que os motoristas tenham compreensão nos próximos meses, pois as obras geram transtornos e serão realizados alguns desvios e interdições. A empresa Base Pré-Fabricados, vencedora da licitação, já recebeu a ordem de serviço e organiza a frente de trabalho para iniciar os trabalhos.  O convênio firmado entre prefeitura e União, por meio do Ministério da Integração Nacional, custará R$ 300 mil aos contribuintes.   

Cidadania e ação
Muito válido um projeto desenvolvido pelo 7º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, com objetivo de incentivar melhorias sociais e de práticas individuais. Uma das etapas foi a produção de vídeos que buscassem mostrar a realidade do município, enfatizando as conquistas e os pontos que precisam ser melhorados, tanto pelo poder público, quanto pelo cidadão. Temas como coleta de lixo, acessibilidade, transporte escolar, lazer, conclusão do Cedup e revitalização da SC-108, entre Braço do Norte e Rio Fortuna, foram destacados. Propostas de melhorias e esclarecimentos sobre responsabilidades e competências da prefeitura foram tratadas em um encontro com o chefe do Executivo local, Lindomar Ballmann. Mais do cobrar, o cidadão também tem deveres a cumprir. E essa busca desperta a visão crítica e consciente.   Parabéns!

Doações
Os alimentos arrecadados durante a gincana promovida pelo grupo Juventude Unida, de São Maurício, foram repassados ao Hospital de Rio Fortuna nesta semana e serão utilizados no preparo da alimentação especial dos pacientes. A gincana mobilizou os jovens durante o domingo, em um dia repleto de brincadeiras, palestras, e missa. Na semana passada, o Lions Clube de Santa Rosa de Lima, sempre preocupado com o bom funcionamento da unidade, também realizou a doação de 24 mantas de microfibra Jolitex, que serão usadas para o bem-estar dos pacientes. Parabéns pelas atitudes solidárias! 

Pedágio Apae

Nem mesmo o frio e a chuva dispersaram os voluntários guerreiros que se doaram para realizar o tradicional pedágio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Rio Fortuna. A ação ocorre na segunda-feira da semana passada, e teve o objetivo arrecadar fundos para a manutenção da instituição. Ao todo, R$ 11,5 mil foram conquistados, graças à solidariedade de cada um. “Nossa gratidão à comunidade, pois tem apoiado sempre a instituição e assim podemos dar continuidade aos trabalhos, buscando sempre a excelência”, relata a diretoria da entidade no município.