Projeto Acolhida na Colônia

Brincadeiras antigas
Brincadeiras antigas

Dando sequência ao projeto que estuda a possibilidade de implantar o agroturismo em Rio Fortuna, um grupo saiu em intercâmbio para conhecer a realidade in loco do projeto Acolhida na Colônia, em Santa Rosa de Lima.

A proposta é bem diferente: trata-se do agricultor que acolhe. A equipe passou o dia na cidade vizinha, onde teve a oportunidade de visitar as pousadas ‘Doce Encanto’, ‘Vitória’ e ‘Encanto Verde’. Nestes locais, conheceram a agroindústria de melado e cachaça; horta orgânica, e o sistema de sombreamento de pastagem, respectivamente. Uma pausa para Recanto dos Orgânicos, com Produção orgânica de legumes, verduras e morangos.

Saíram satisfeitos da viagem, encantados com as oportunidades que a agroturismo proporciona. Afinal, o projeto é ideal para o turista que deseja encontrar e conviver com pessoas, descobrir o meio ambiente, de compartilhar com os agricultores os seus conhecimentos sobre o processo de transformação de uma semente em alimento. É uma forma de fortalecer a agricultura familiar e o agroturismo ecológico. Agora, após o passeio, Rio Fortuna deve analisar a ideia e ver a possibilidade de implantar a ideia.

Campeonatos de Futebol
Santa Rosa de Lima fez bonito e chegou até a semifinal do 2º Regional de Veteranos, da Adesc. Porém, ao disputar a segunda partida da semifinal com a equipe de Braço do Norte, foi desclassificada. Os Veteranos de Braço do Norte fizeram o melhor, e vão para a final. O jogo ocorreu na noite da última sexta-feira,  no Ginásio Atilío Ghisi, em Braço do Norte. A vitória do time local por 4 x 3 levou o jogo para os pênaltis, e nas cobranças, os braçonortenses venceram e garantiram a vaga na final.  O campeonato é uma realização da Adesc, em parceria com a Prefeitura de Rio Fortuna. A taça é alusiva aos 60 anos de emancipação político-administrativa da Cidade das Riquezas Naturais.

Brincadeiras antigas  
Por meio do projeto “Brincando e Resgatando as Brincadeiras Antigas” desenvolvido na Escola Municipal Prof. José Boeing, CEI Cantinho da Criança e CEI Analíria W. de Freitas, as professoras Mayane Beckhauser e Halbertina Wiggers aplicaram uma pesquisa com os alunos e pais com o objetivo de resgatar como era realizada a fabricação dos próprios brinquedos. Também estudou-se o tempo de brincadeira dos pais com as crianças, os tipos de atividades e brinquedos que possuem. As famílias também foram convidadas a montar brinquedos com as crianças, o que resultou na confecção de petecas com o Maternal I, e pipas com o Maternal II. Um mural com os resultados da pesquisa e exposição dos brinquedos construídos, está afixado na entrada das unidades de ensino. Na foto, é possível ver a riqueza do material exposto no CEI Analíria Willemann de Freitas.

Apostolado da Oração  
Na sexta-feira, durante a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Apostolado da Oração da Matriz de Rio Fortuna acolheu 23 novos membros. Os novos associados unem-se aos demais membros do Apostolado na missão de rezar por intenções diversas, especialmente, as indicadas pelo Papa. A missa, presidida pelo padre Claudemir Serafim, foi realizada à tarde.

Conselho Tutelar
Os munícipes de Rio Fortuna, com o título eleitoral em dia, tiveram a oportunidade de escolher os novos representantes para o cargo de conselheiro tutelar, que tem a função de garantir os direitos das crianças e adolescentes diante de uma possível violação de direitos. A eleição suplementar ocorreu ontem, na Escola Municipal Professor José Boeing, das 8 às 17 horas.  É realizada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foi fiscalizada pelo Ministério Público.  Está aberta uma vaga para titular e cinco para suplentes. O resultado será publicado nesta segunda-feira. A candidata mais votada assumirá, efetivamente, o cargo de conselheiro tutelar, com mandato até 9 de janeiro de 2020.  As demais serão consideradas suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.  

Materiais para artesanato
As integrantes dos 35 Clubes de Mães instalados em Rio Fortuna  são contemplados com materiais individuais para artesanato. No mês passado, a secretária de Assistência Social, Gabriela Ricken Warmling Moreira, primeira-dama e presidente da Associação Beneficente RioFortunense (Abraf) Cristiani Brettos Goulart, e a ‘segunda-dama’, Anastácia Della Justina, iniciaram as visitas aos clubes para fazer a entrega do materiais.  O objetivo é incrementar os trabalhos artesanais das participantes visto que no ano anterior cada clube foi contemplado com um kit de Aviamento, por meio da Fundação Nova Vida. Parabéns!

Padroeiro

A comunidade de Rio Chapéu iniciou no sábado, suas festividades em honra ao padroeiro Santo Antônio. Durante a noite ocorreu o tradicional jantar dançante, com comida típica e baile com o grupo Mate Amargo. Já nesta quarta-feira, a comunidade volta a se reunir para a Celebração da Palavra, às 10h, na Igreja local, seguida de almoço e tarde dançante. As festividades no interior são bem prestigiadas, com destaque para os serviços de bar e cozinha.  Parabéns aos organizadores.