Investimentos em cultura

Fotos: Divulgação/Notisul
Fotos: Divulgação/Notisul

A retomada das atividades da Banda Municipal Roberto João Tenfen, e o início da Fanfarra Mirim são duas ações que dão o pontapé para o resgate da cultura em Rio Fortuna. A primeira apresentação do grupo foi realizada há sete anos, durante a 1º Gemeindefest. Na segunda edição do evento, inovou e tocou marchinhas alemãs. Agora, após quase três anos sem atividades, a banda retomou os ensaios e a ideia é criar um repertório exclusivo para apresentações na região. O relançamento será no próximo mês, na Gemeindefest. Já a Fanfarra Mirim é um antigo sonho. Composta por pouco mais de 50 alunos do pré-escolar da Escola Municipal Professor José Boeing, o objetivo é realizar apresentações no Desfile Cívico, em 7 de setembro.   Além disso, serão retomadas as aulas de dança alemã com o grupo da rede municipal de ensino. Nota 10! 

Avaliação paroquial

Importante encontro para avaliar as ações da Paróquia São Marcos reuniu lideranças, na última semana, na comunidade de Nova Fátima, em Santa Rosa de Lima. As Santas Missões Populares, a ação evangelizadora Cada Comunidade uma Nova Vocação, o Ano do Laicato e a Semana Nacional da Família foram alguns dos assuntos abordados na reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Divididos em grupos, os participantes foram convidados a refletir sobre aspectos positivos e negativos da paróquia, bem como o que poderia ser feito para melhorá-la. Vale destacar que ações como esta são importantes para o desenvolvimento das atividades da igreja, pois uma comunidade que não tem encontros, organização, e planejamento das atividades não consegue realizar ações em prol dos seus fiéis.  Parabéns pelo empenho! 

SRL de aniversário
Nesta quinta-feira, Santa Rosa de Lima estará em festa para celebrar os 56 anos de emancipação político-administrativa. Para abrir o evento festivo, haverá missa às 10h. Às 11h ocorre a abertura; almoço ao meio-dia e a tarde segue com apresentações culturais. Como o clima é de aniversário, bolo não pode faltar. O corte será às 14h30, e após inicia a animação musical. O encerramento das festividades está previsto para as 17h. As atividades serão concentradas no Salão Comunitário.  Prestigie!

Pavimentação
Contente, o prefeito Salésio Wiemes divulgou mais uma conquista para os munícipes de Santa Rosa de Lima. Trata-se da pavimentação de um trecho da rua Vendolino Vandresen. A administração municipal realizou a entrega da ordem de serviço para a empresa ganhadora da licitação, a BCL Empreendimentos. A obra, que será realizada com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do deputado Edson Bez de Oliveira, deverá iniciar nos próximos dias. 

Retificação
A nota “Domingo Alemão”, publicada nesta coluna na última semana, divulgou erroneamente que o evento é organizado pela prefeitura de Santa Rosa de Lima. Porém, a promoção é particular de um grupo de amigos com a intenção de realizar uma confraternização em estilo alemão, confrontando justamente a não realização da tradicional Gemüse Fest neste ano. O “Domingo Alemão” ocorreu ontem, na Praça 10 de Novembro, regado a chopp, tradicional culinária típica e muita música com a Banda Humanação. Peço desculpas pelo transtorno e agradeço o contato dos organizadores que alertaram para as correções.

Busca de recursos
O prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, e o secretário de Obras, Romírio Schueroff, estiveram em Florianópolis, na última semana, para pleitear ações em prol do munícipio. Foram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em busca de recursos junto aos deputados estaduais, e na Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, onde solicitaram apoio para a 3º Gemeindefest e subsídios para os piscicultores do município. Também participaram de uma importante reunião na Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Na autarquia, o prefeito protocolou a reivindicação de recursos para investimentos em saneamento básico e para a extensão da rede de água em alguns pontos de Rio Fortuna.  

Dia D de Vacinação
No próximo sábado, será o Dia “D” de mobilização nacional da 20º Campanha de Vacinação contra a Gripe. Durante o dia, as unidades de saúde prestarão atendimento das 8 às 17h. Pessoas como mais de 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de condições especiais, professores e profissionais de saúde estão escalados para o time que vai vencer a gripe. É importante que todos procurem a imunização o quanto antes, pois quanto mais cedo forem vacinados, mais rápido estarão protegidos.
A campanha segue até o próximo dia 1º.  Além da vacina, as medidas de prevenção são fundamentais.  Entre esses cuidados estão: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas. Além das medidas de prevenção, é fundamental que as pessoas com suspeita de gripe procurem atendimento adequado.