Banda Municipal retoma atividades

Banda Municipal retoma atividades - Foto: Divulgação/Notisul
Banda Municipal retoma atividades - Foto: Divulgação/Notisul

Em breve, as atividades da Banda Municipal Roberto João Tenfen serão retomadas em Rio Fortuna. Na semana passada, uma equipe técnica esteve no município para realizar a limpeza e manutenção dos instrumentos, sem utilização há mais de três anos. Neste mês, serão realizados os devidos encaminhamentos à retomada das aulas e ensaios. Interessados em participar da Banda devem procurar a Secretaria de Educação, Desporto e Turismo, ou ligar para (48) 3653-1155. Relembrando: Por iniciativa da Secretaria Municipal Educação, a banda tomou forma, sendo instituída por meio de Lei Ordinária 1322/2009, com a finalidade de promover e desenvolver a cultura, ensinar, difundir e preservar a música na cidade, e proporcionar a recreação, além de abrilhantar festividades cívicas e religiosas. Após um ano de ensaios, foi apresentada oficialmente à comunidade riofortunense em 2011, durante a primeira Gemeindefest. Na época, os instrumentos musicais foram adquiridos por meio de convênio entre a SDR e prefeitura, com investimento de R$ 45,5 mil.

Atendimentos garantidos no Hospital
Um convênio de cooperação entre a prefeitura de Rio Fortuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Gestor do SUS Municipal, e a Fundação Médico Social Rural de Rio Fortuna, foi firmado objetivando o repasse de recursos financeiros à instituição no decorrer do ano. Para o cumprimento do convênio, o poder público Executivo repassará à unidade hospitalar um valor estimado de R$ 324.995, dividido em 11 parcelas. O valor, que tem participação da Câmara de Vereadores, irá complementar a manutenção do serviço de prontoatendimento 24 horas, sobreaviso médico ambulatorial e procedimento médico hospitalar, assim, atendendo a população, seguindo os princípios e diretrizes do SUS, de forma gratuita e íntegra, na área de urgência e emergência, além de outras despesas e serviços. Assinaram o documento o prefeito Lindomar Ballmann e os membros da diretoria do hospital: o presidente Volnei Exterkoetter, e o diretor, Valdir Hemkemeier.

Economia em evidência
A economia, modo de viver, indicadores sociais e outras características de Rio Fortuna foram escolhidos para um trabalho de reportagem para o Projeto#Colabora, localizado no Rio de Janeiro. A jornalista Adriana Barsotti, editora e repórter do projeto, esteve no município para a produção das reportagens, com base na pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2017, do IBGE, que considerou Rio Fortuna um dos municípios com melhor renda de Santa Catarina. No mês passado, a equipe do projeto esteve no Maranhão, considerado, pela pesquisa, o mais pobre. A jornalista também foi recebida pelo prefeito Lindomar Ballmann, na última sexta. Informações sobre o Colabora podem ser acessadas no site projetocolabora.com.br. As reportagens realizadas na cidade serão publicadas posteriormente na web, em site específico.

Internet para todos
A comitiva que esteve em Brasília retornou a Rio Fortuna com notícias positivas para o desenvolvimento do município. O prefeito Lindomar Ballmann, que viajou ao lado do vice-prefeito Neri Vandresen e do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir José Warmling, trouxe a confirmação de um importante projeto que irá beneficiar as famílias do meio rural. Trata-se do Internet Para Todos, cadastrado no Ministério da Ciência e Tecnologia e já aprovado para Rio Fortuna.   O programa tem objetiva levar internet Banda Larga por meio de antenas que serão instaladas nas localidades. “Na segunda-feira, três dias após o nosso retorno, tivemos a notícia de que o município já foi inserido no programa e a previsão é para que neste mês seja assinado o termo de adesão, para em seguida iniciar a instalação das antenas nas comunidades riofortunenses que serão selecionadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia”, resume o prefeito.

E mais

Encontros de famílias
Quaresma é tempo de conversão, jejum, oração e caridade. Também é o momento das famílias se encontrarem em preparação para a Páscoa do Senhor. Na Paróquia São Marcos, as famílias mantêm-se firmes no propósito de se reunirem para a oração, reflexão e confraternização. Por meio da Fanpage da Paróquia, é possível conferir alguns registros desta caminhada. As famílias também são convidadas a compartilhar os encontros do grupo. Basta fotografar e enviar o registro para a comunidade no Facebook. Na imagem ao lado, encontro no Grupo de Famílias Padre Afonso, da Matriz, na última quinta-feira.

Pré-assembleia Cresol
Neste mês, associados da Cooperativa de Crédito Rural com Integração Solidária (Cresol) são convidados a participar das pré-assembleias, determinada pelo Banco Central devido à integração de Torres à Rio Fortuna. No encontro, serão votados os destinos das sobras do ano passado, escolha dos representantes para o Conselho Fiscal e Administrativo, além dos delegados que terão poder de voto na Assembleia Ordinária Geral, marcada para o 7 de abril, em São Maurício. Em Rio Fortuna, a pré-assembleia ocorre nesta quinta-feira, no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 19h. A diretora-presidente da Cresol Rio Fortuna, Miriane Dela Justina Moreira, destaca que a participação dos associados é de extrema importância. “A partir de agora todos podem se envolver nas pré-assembleias, quando poderão votar e, nas assembleias, conferir a votação de seus delegados e confraternizar com os demais”, explica.

Assembleias Cerbranorte
A Cerbranorte realiza, neste mês, duas Assembleias Gerais Ordinárias. Uma relativa à Cerbranorte Distribuição e outra à Cerbranorte Geração. Ambas serão realizadas em um sábado, no Salão Paroquial de Braço do Norte. A Assembleia Geral Ordinária da Distribuição será no próximo dia 17. Já a Assembleia da Cerbranorte Geração será no dia 24 deste mês. A primeira convocação, para as duas, será às 7h, e a última às 9h, com a presença de, no mínimo, dez associados. Entre os assuntos abordados estão as prestações de contas do ano anterior, destinação das sobras apuradas, eleição e posse dos membros dos Conselhos Fiscais para 2018, fixação de pró-labore ao presidente, vice e cédulas de presenças às reuniões dos Conselhos e o Plano de Investimentos para 2018. Especificamente no dia 24, durante a Assembleia da Geração, será apresentada a proposta do Conselho de Administração para a doação de valores para os hospitais Santa Teresinha, em Braço do Norte, e à Fundação Médica Social Rural, de Rio Fortuna. Participe!