Realeza da 16ª Gemüse Fest

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Santa Rosa de Lima está atrás da nova Realeza para representar a 16ª Gemüse Fest, festa tradicional com o objetivo de resgatar a cultura da colonização alemã na região das Encostas da Serra Geral, por meio da gastronomia típica e de apresentações artísticas. As inscrições podem ser feitas até a segunda-feira da próxima semana, na Secretaria de Juventude, Turismo e Cultura. O evento de escolha da Realeza ocorrerá no próximo dia 23, no Salão Comunitário, a partir das 20h.  A rainha, primeira-princesa e segunda-princesa atuarão como representantes da cultura e da tradição de Santa Rosa de Lima em uma série de atividades no município e fora dele. Especialmente durante da Gemüse Fest, entre os dias 5, 6 e 10 de maio. A atual corte é formada por Morgana Schlickmann (rainha), Thainá Laurindo (primeira-princesa) e Paula Lemkuhl (segunda-princesa).  

Recadastramento biométrico
É importante que os munícipes da região compareçam ao Cartório Eleitoral de Braço do Norte para realizar o recadastramento biométrico, que possibilita a identificação do eleitor pelas digitais antes do voto. Na última semana, a ação ultrapassou a metade do eleitorado brasileiro, atingindo 73.638.970 (50,21%) dos 146.654.659 eleitores. A previsão da justiça eleitoral é que todos os eleitores estejam cadastrados na biometria até 2022. Uma das mudanças nas próximas eleições é que, com a adoção da biometria, o processo de votação praticamente excluiu a possibilidade de intervenção humana. Assim, a urna somente é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais daquele eleitor (é feito um batimento das digitais lidas com as armazenadas no banco de dados). O cadastramento pode ser agendado pelo site do TRE-SC, e o eleitor deve apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência original com período inferior a três meses.

Convênio com o hospital 
A renovação do convênio com a Fundação Médico Social Rural de Rio Fortuna foi pauta de uma reunião entre o prefeito Lindomar Ballmann e a diretoria da instituição de saúde, na última quarta-feira. O presidente da instituição, Volnei Exterkoetter, e o diretor Valdir Hemkemeirer apresentaram a atual situação do hospital, reiterando a necessidade de haver um aumento do repasse financeiro para cobrir as despesas anuais com o plantão médico em 2018. O vice-prefeito e o secretário de Saúde Neri Vandresen, além do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir José Warmling, também acompanharam o debate. Vale ressaltar que a instituição é filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, e desde 1970 atende a população riofortunense e de cidades vizinhas. Tem como principal fonte de renda recursos dos governos, dos serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde, planos de saúde, doações e ações feitas pela própria comunidade.

São Sebastião
Dois dias de festa para celebrar o padroeiro de São Sebastião, na Comunidade Bracinho do Rio dos Bugres, em Rio Fortuna. No último dia 20, ocorreu a procissão e missa, além da inaugurado do campo de futebol. Lideranças arriscaram uma partida, e ‘batizaram’ o novo espaço de lazer da comunidade. Logo após, foi servido um almoço. Ontem, a comunidade voltou a se reunir para a realização de missa, animada pelo Movimento de Irmãos. Na sequência, almoço e torneio de futebol com equipes convidadas fecharam as festividades em honra ao padroeiro.

Acampa, Leo
Os companheiros Leo, de Rio Fortuna, organizam para o próximo dia 24 a 19º edição do Acampa, Leo. O evento ocorrerá na Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) Figueira, no Rio Bravo Baixo, com o tema: os 4 elementos (Água – Terra – Fogo – Ar). Uma oportunidade para sair da rotina, confraternizar e entrar em sinergia com a natureza! Apenas integrantes do Leo podem participar mediante inscrição, no valor de R$ 36. Vale lembrar que o clube realiza diversas campanhas sociais em benefício das necessidades das pessoas do município.

Destinos
Na edição de hoje, o “Destinos” traz uma dica especial de Rio Fortuna, cidade que ainda detém inúmeros pontos turísticos não explorados. São fontes de águas termais, cachoeiras, rios e belos montes e montanhas. Dos pontos mais altos, é possível avistar os paredões da Serra Geral. Belezas que encantam aos olhos de quem as vê, mas que ainda não oferecem acesso facilitado, nem estrutura adequada.
Entretanto, um local de fácil acesso atrai visitantes que apreciam a natureza e o turismo religioso. Trata-se da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, construída em pedra rústica junto a uma belíssima cachoeira, na entrada da cidade. Há uma pequena trilha, em meio à mata, que dá acesso à pequena cachoeira atrás da gruta. O local recebe celebrações religiosas a cada segundo domingo do mês, e há serviço de bar e cozinha, com comercialização de quitutes como bolos e galinha assada. Em outubro, é realizada a tradicional missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, com procissão e distribuição de guloseimas às crianças, alusivo ao Dia das Crianças, celebrado também em 12 de outubro. Um atrativo local de devoção, agradecimento e fé.

Informações:

• Horário de funcionamento: Aberto à visitação em qualquer horário.
• Missas todo o segundo domingo do mês, às 8h30.
• Endereço: SC-108 – Centro. Para quem vem de Braço do Norte: após o portal da cidade, primeira entrada à direita, logo após o campo de futebol. Para quem vem de Rio Fortuna: no acesso a Braço do Norte, via SC-108, a entrada da gruta fica à esquerda, logo após o posto de combustíveis.