Ordem de serviço é assinada para reformar Ponte da Guarda

Tubarão 

Destruída no vendaval de outubro de 2016 e interditada desde o acontecimento, a ponte pênsil da localidade da Guarda, que liga as duas margens do rio Tubarão na região Sudoeste da Cidade Azul, será reformada. O prefeito em exercício Caio Tokarski assinou ontem a ordem de serviço. Ao custo de R$ 135.730,45, a obra será executada pela empresa tubaronense Delt Construções, com duração de até três meses.

Segundo o memorial descritivo da obra, a empreiteira irá retirar todos os materiais danificados, como telas metálicas, madeiras e ferragens, deixando apenas os quatro cabos de aço superiores, as quatro camisas dos pilares, as duas camisas dos trilhos, os quatro trilhos e os esticadores. A reforma vai utilizar madeira de eucalipto tratado, o que garante uma vida útil mais longa à estrutura.

Apesar da interdição, os moradores se arriscavam e utilizavam a travessia até mesmo com motocicletas, o que é proibido. No último mês, uma jovem tropeçou e caiu no rio Tubarão durante a passagem na ponte devido aos guarda-corpos estarem deteriorados e sem grades de proteção. A ponte é um dos únicos meios de passagem naquela localidade. Para amenizar a precariedade, moradores chegaram a recolocar tábuas para transitar no local que segue interditado para obras de revitalização.