Instituído em 1993, através de resolução, pela assembléia geral das Nações Unidas, o dia 22 de março é conhecido como o Dia Mundial da Água. Em Santa Catarina, neste ano, a data é comemorada com um importante avanço para a preservação da água, pois a construção do primeiro Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/SC) representa uma oportunidade concreta de conhecer a realidade da água, as demandas atuais e futuras, e planejar os cenários desejados para os próximos anos.

O PERH/SC está sendo construído em parceria com a sociedade, que tem participado com propostas e sugestões, sendo, portanto, um processo democrático. O documento, que deverá ser concluído ainda em 2008, apresentará informações sobre a situação das dez Regiões Hidrográficas catarinenses, além de um prognóstico do crescimento das demandas de água. Também será apresentada a proposta de um Plano de Ações, onde serão estabelecidas as metas, as estratégias e as ações necessárias para atingir o cenário hídrico desejado pelos catarinenses, a curto, médio e longo prazos.

O momento é considerado histórico para as águas do estado, já que os resultados do PERH/SC permitirão o desenvolvimento sustentável, através do uso racional e da conservação dos recursos hídricos. É importante que todos participem e acompanhem as etapas de sua construção por meio do site www.aguas.sc.gov.br/perh. Vamos mobilizar os diversos usuários de água e validar, em uma rodada de encontros regionais, as propostas de intervenção e gestão de recursos hídricos, visando os usos futuros da água.

O PERH/SC está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina, mas os principais responsáveis pela sua construção somos todos nós, cidadãos catarinenses, a quem cabe zelar pelo uso adequado e pela preservação da água.