Incentivo à cultura

Apresentei, na câmara de vereadores, projeto de lei instituindo o pagamento do valor de meia-entrada aos professores tubaronenses em casas de diversão, de exibição cinematográfica, de espetáculos teatrais e musicais, em praças esportivas e em similares das áreas de esporte, cultura e lazer do município. Serão beneficiados todos os educadores pertencentes ao quadro efetivo e ao quadro de caráter temporário dos estabelecimentos de ensino de 1º, 2º e 3º graus, desde que se comprovem atuantes, através de documento oficial, expedido pela secretaria de educação do município.

O objetivo do projeto é incentivar os principais formadores da nossa sociedade ao acesso à cultura, na busca de maiores conhecimentos, indispensável para melhor exercício da profissão.
Trata-se, também, de pensar a formação de professores em uma sociedade cada vez mais multicultural, em uma sociedade em que a pluralidade de culturas, etnias, religiões, visões de mundo e outras dimensões das identidades infiltram-se, aceleradamente, nos diversos campos da vida contemporânea.

A cultura pode ser entendida como um aspecto da vida coletiva que envolve a produção e a transmissão de pensamentos, além da criação intelectual e artística. Certamente, o contato com as produções culturais, nas suas mais diversas formas, é um modo de dialogar com a vida, com os acontecimentos que afetam nossos dias, com as notícias veiculadas pelos jornais, com a interpretação da realidade, oferecida pelas novelas. Mas o processo cultural vai além, pois nele estão embutidas informações, idéias e provocações.

Assim sendo, a cultura é solo fértil para a formação de opiniões, afora constituir espaço para a conscientização dos nossos direitos, o que envolve o reconhecimento de sua violação e dos meios pelos quais podemos pleiteá-los ou denunciar a sua negação. É inevitável concluir que a cultura é instigadora da cidadania. Considerar o caráter multicultural do currículo e da formação docente implica respeitar e valorizar o profissional, principal formador do cidadão para viver em sociedade.