Eu concluí o 4º semestre do curso de ciências contábeis na Unisul, em Tubarão. Em torno de duas semanas atrás, iniciou o período de matrícula para o próximo semestre e recebemos a grade do curso contendo as matérias do próximo semestre. Infelizmente, aconteceu uma coisa que deixou a minha turma inteira insatisfeita. A nossa matéria de direito tributário será virtual, o que concordamos ser um absurdo.
Provavelmente, o responsável por esta área (de estabelecer disciplinas virtuais) não tem noção da importância dessa matéria, pois, caso contrário, não a colocaria virtual. Além disso, a disciplina de direito tributário é pré-requisito para uma matéria do sexto semestre.

Já fizemos disciplina virtual nestes quatro semestres e sabemos como é o resultado: apenas gastamos dinheiro, pois não se aprende nada! É lamentável ver uma instituição do porte da Unisul fazer coisas deste tipo. No curso de administração, esta mesma disciplina será presencial. Porém, como o nosso dia sem aula é na sexta (destinado à matéria virtual) e em administração a aula será na quinta, não teremos como fazer a disciplina naquele curso.

Foi organizando um abaixo-assinado entregue para a coordenação pedindo para que tenhamos a matéria presencial. Obtivemos a resposta de que esta disciplina permacerá virtual. Eu acho curioso que, no curso de direito, todas as matérias são presenciais – inclusive as humanísticas. Há a possibilidade de fazê-las virtualmente, mas não é obrigatório. Estamos realmente decepcionados com o tratamento dado pela Unisul e pela coordenação do nosso curso, pois está claro que eles apenas se importam com notas, e não com o real aprendizado do aluno!