Especial Tubarão 149 anos: Transformações e progresso

Foto: Drones Sul/Imagens Publicitárias/divulgação/Notisul
Foto: Drones Sul/Imagens Publicitárias/divulgação/Notisul

Joares Carlos Ponticelli

Prefeito de Tubarão

Desde o dia 27 de maio de 1870, quando nossa cidade nasceu, deixando de ser um distrito da vizinha Laguna, muita coisa tem mudado por aqui e, nesse aniversário de 149 anos, temos sim, muitos motivos para comemorar.

Vivemos em uma terra privilegiada, composta por um povo acolhedor, que sabe receber os que chegam, que valoriza e luta por seu lugar. Tubarão é uma cidade que se inspira no seu passado e que se mantém fiel às suas raízes, o que favorece seu desenvolvimento de forma sustentável, com orgulho e determinação. 

O recente título que nos foi dado por um aplicativo de hospedagem, a de “população mais hospitaleira do país”, representa bem o perfil de nossa gente, cujas vocações e características foram moldando a cidade, que hoje é importante polo de desenvolvimento da região. Uma imprescindível mistura de raças, sotaques e tradições, acabaram por contribuir decisivamente na afirmação de nossa identidade em vários setores. 

Nossa quase sesquicentenária cidade, berço da heroína Anita Garibaldi, terra do grande artista Willy Zumblick e de tantos cidadãos destacados na cultura, política, economia e outras instâncias, também passou por dificuldades na enchente de 1974, que ceifou vidas e quase a destruiu completamente. Mas, percalços no caminho também servem para o crescimento, e nossa cidade soube se reerguer, forjando com ainda mais garra e força as suas lutas.

Quando a população de Tubarão nos colocou à frente do governo municipal, começamos a preparar e planejar nossa estada no comando dos destinos da querida “Cidade Azul”. Traçamos um grande plano de reposicionamento da cidade que chamamos de “Tubarão 180 graus” e por ele estamos trabalhando para promover transformações positivas. 

Guiando-nos por alguns eixos como Desenvolvimento e Sustentabilidade, Educação e Cidadania, Saúde e Qualidade de Vida, estamos coordenando ações e processos que colocarão nossa cidade em destaque no cenário estadual e nacional, através do investimento nas pessoas.

Ações pontuais na área da saúde, melhorando o atendimento da população, uma nova dinâmica na educação, incrementando o aprendizado de nossas crianças e quase zerando a fila de espera da educação infantil, um pacote de obras que contribui com a mobilidade urbana, projetos e ações na área da inovação, visando à geração de emprego e renda e as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade, já demonstram nosso compromisso com a gente tubaronense.

Estamos preparando a Tubarão do futuro, fazendo a nossa parte para contribuir com o engrandecimento dessa terra, que merece sempre mais. Parabéns à nossa cidade e à nossa gente, por 149 anos de progresso, que não pode parar.