Todo bimestre as escolas trabalham um determinado assunto. Este mesmo tema é aplicado por todos os professores, independente da disciplina. Cada mestre utiliza o assunto para ensinar esta ou aquela parte da matéria. O mais interessante é que junto com isto, os alunos aprendem questões que levarão para suas vidas. Neste bimestre, as escolas públicas estaduais da região trabalharam o projeto interdisciplinar baseado na temática Educação Alimentar.

Na Escola Dite Freitas, a Escola Jovem, de Tubarão, os estudante confeccionaram cartazes, maquetes e vídeos sobre o assunto. Ontem, eles realizaram um evento para marcar o fechamento do eixo temático. engenheiro agronômo da Afrubra, Márcio Ronchi, proferiu palestra onde destacou a importância de uma alimentação balanceada e os prós e contras do uso dos agrotóxicos nas lavouras.

Trabalhos, como telas e produtos naturais, foram expostos. Mas o que mais chamou a atenção foi um desfile, feito pelos próprios alunos. A ação teve o objetivo de chamar a atenção para os distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.

A supervisora escolar Silvana Nogueira, salienta que a escola tem que ser dinâmica, especialmente quando se trata da educação de adolescentes. “É necessário realizarmos atividades multidisciplinares para envolver os jovens. Caso contrário ele passa a ver a escola como algo chato”, destaca.

Olimpíadas de Lingua Portuguesa

Santa Catarina confirmou presença na Olimpíada de Língua Portuguesa. A concorrência é feita em todo o país. E a sua escola, já inscreveu-se? São quatro as categorias:

• Poema – Para alunos de 5º e 6º ano do ensino fundamental de 9 anos (ou 4ª e 5ª série do ensino fundamental de 8 anos).
• Memórias Literárias – Para alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental de 9 anos (ou 6ª e 7ª séries do ensino fundamental de 8 anos).
• Crônica – Para alunos do 9º ano do ensino fundamental de 9 anos (ou 8ª série do fundamental de 8 anos) e 1º ano do ensino médio.
• Artigo de opinião – Para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio.

O tema da Olimpíada de Língua Portuguesa será O lugar onde vivo. Maiores informações das Olimpíadas de Língua Portuguesa estão no site www.escrevendoofuturo.org.br.