Programa é ampliado para toda a rede

Alunos são examinados durante visita do Programa Saúde na Escola. Foto: Max Alexandre/Prefeitura de Tubarão/Notisul
Alunos são examinados durante visita do Programa Saúde na Escola. Foto: Max Alexandre/Prefeitura de Tubarão/Notisul

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Tubarão, agora, recebem a visita do Programa Saúde na Escola. O motivo da ampliação é a crescente demanda em busca do serviço.
Anteriormente, a iniciativa da fundação de saúde da prefeitura atendia apenas os centros de educação infantil com alunos matriculados em período integral. Os pequenos são examinados e, caso haja alguma alteração, são encaminhados ao médico responsável, para que uma avaliação mais detalhada possa ser feita.

Entre os exames realizados nas crianças, está a medida da pressão arterial. Segundo a coordenadora do programa, Maryucha Miranda de Oliveira, várias outras situações são avaliadas. “Verificar a parte nutricional, a capacidade física, a psicológica, a saúde bucal e a visão dos alunos”, conta.
O Saúde na Escola é um programa que funciona durante todo o ano letivo.

Crianças aprendem sobre meio ambiente na prática

Uma experiência diferente para os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Maria da Silva Corrêa, em Tubarão. Por meio de uma oficina, eles tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada pela trilha que leva até a nascente das águas que abastecem os moradores do bairro Caruru.
As crianças, orientadas pela professora Paula Wronski Aguiar, também puderam assistir a uma aula sobre reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente.
Os trabalhos são parte da oficina de meio ambiente. Os encontros ocorrem uma vez por mês.

Crianças trabalham com as diferenças

As crianças do Pré-1A, através de orientação da professora Evelise Corrêa, apresentaram para as outras turmas do Centro Educacional Infantil Girassol uma peça teatral com o tema “As diferenças”. Os alunos puderam aprender o quanto é importante ter respeito às outras pessoas, sem que as diferenças influenciem.
Na encenação dos pequenos, um grupo de joaninhas com pintinhas rejeita brincar com outra joaninha, que não tem pintinhas. Elas também não querem que um besouro entre na brincadeira só por ser diferente. Porém, no decorrer da história, os animaizinhos aprendem que, no fim, todos são iguais, e que a amizade e a união são o que realmente importa.
O teatro faz parte do projeto “O Mundo Encantado da Imaginação”, desenvolvido desde abril pela instituição. Uma vez por semana, o projeto vai a cada uma das salas de aula da unidade escolar, através do baú de histórias.