Tubarão tem uma riqueza incontestável, movida sobre os trilhos. E é justamente sobre isto que um novo curso trata. A capacitação segue até o próximo mês. Foto: Gilmar F. Estevam/Banco de Imagens/Notisul
Tubarão tem uma riqueza incontestável, movida sobre os trilhos. E é justamente sobre isto que um novo curso trata. A capacitação segue até o próximo mês. Foto: Gilmar F. Estevam/Banco de Imagens/Notisul

Para despertar nos professores da rede pública municipal de ensino de Tubarão a preocupação com o patrimônio cultural ferroviário, como parte da identidade da região, começou a ser ministrado o curso “Patrimônio cultural ferroviário: perspectivas e possibilidades para a educação” .

A capacitação, que integra a programação da 10ª Semana de Museus, é oferecida por meio de uma parceria entre a Fundação de Educação e o Museu Ferroviário de Tubarão, que cede os palestrantes, monta a estrutura do evento e disponibiliza material didático aos participantes.
O curso segue até o dia 11 do próximo mês e ocorre sempre às segundas-feiras, das 19 às 22 horas, na secretaria de educação da prefeitura.

Serviço
Inscrições e mais informações por meio dos telefones 3621-9421 ou 3621-9422.

Projeto ‘Mais Educação’ é apresentado na capital

Iniciou ontem o 1º Seminário Catarinense de Educação Integral, evento que reúne diversos projetos e programas de vários municípios do estado voltados à área educacional.
De Tubarão, representantes da Fundação Municipal de Educação apresentarão o programa ‘Mais Educação’, que oferece uma série de atividades culturais às crianças, como dança, artesanato, pintura e informática, entre várias outras.
“É muito importante para o município participar de um evento como este. A troca de experiências é produtiva para nós”, ressalta a assessora pedagógica da fundação, Norma Rosa Corrêa Fernandes. Atualmente, dez instituições da rede pública municipal desenvolvem o ‘Mais Educação’.

Alunos inovam nos presentes às mamães

Os estudantes de todas as séries da Escola João Hilário de Mello, no bairro Sertão dos Corrêa, em Tubarão, preparam uma bela homenagem para o Dia da Mães, celebrado domingo. As crianças do primeiro ao quinto ano, por exemplo, enfeitaram vasinhos com uma variedade de arranjos de flores em EVA. Já os pequeninos do pré-escolar usaram suas mãozinhas para pintar cartazes, que serão expostos nos murais do colégio. Amanhã, ocorre a festa das mães, quando as crianças entregarão os presentes feitos por elas. O evento inicia às 19 horas.

Valores e cidadania são tema de palestra

A direção da Escola João Paulo 1º, o Caic, do bairro Humaitá, em Tubarão, promoveu um encontro com os pais dos alunos para apresentação do projeto “Escola e família: refletindo valores!”. O programa já está em desenvolvimento e visa reforçar junto da comunidade do Caic a importância da integração família com a escola na formação e orientação do caráter de cada um dos alunos, com enfoque principal na criação de valores como justiça, honestidade, ética e verdade, entre outros. Dezenas de pais e alunos assistiram à palestra “Refletindo valores”, proferida pelo professor de história Crésio Antunes, um dos idealizadores do projeto. A dona de casa Geruza Luiz, mãe de duas alunas do Caic, elogia a iniciativa da escola. “Acho bem importante esses eventos na escola. Ajudam a nós, pais, a lidarmos com nossos filhos, principalmente os adolescentes, como no meu caso”, valoriza a mamãe. As ações do projeto “Escola e família: refletindo valores” prosseguirão nos próximos três meses, quando serão realizadas diversas atividades.