Tiago Farias Margotti, 17 anos, aluno da 3ª série do ensino médio da Escola Dom Joaquim, de Braço do Norte, é um dos delegados que representarão Santa Catarina na 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será em Brasília, de 7 a 9 de dezembro. A intenção é discutir as políticas nacionais para as crianças e adolescentes nos próximos dez anos.

Tiago participou das duas etapas anteriores, a municipal e a estadual. E a cada fase aumentou a vontade de participar. “Antes, eu participava, mas era pouco. Fui para a etapa municipal para conhecer. É um espaço para apresentar ideias e propostas. Sempre defendi os direitos da criança e do adolescente. Com as conferências, somos ouvidos também”, observa o estudante.

Em Brasília, Tiago apresentará um projeto ambicioso. “Para que todos os municípios tenham a câmara de vereadores mirim e que os projetos apresentados por eles sejam votados pelos adultos e virem realidade”, revela Tiago. Preocupado com a política, aos 17 anos, Tiago é filiado ao PT. “Se em Braço do Norte tivesse este projeto, eu participaria sim”, afirma o estudante.

Alunos do ensino médio começam a receber merenda
Aprender de barriga vazia não dá. A fome bate e ninguém consegue concentrar-se direito. A novidade agora é que as escolas de ensino médio também começaram a oferecer merenda para os estudantes. Na Escola Dite Freitas, a Escola Jovem, de Tubarão, a ‘hora do rango’ começou há uma semana para os três períodos.

“Isto é inédito para os alunos do ensino médio. Acho ótimo, temos estudantes que vêm de longe, outros que saem do trabalho e vêm direto para a escola. Semana passada, teve macarronada, risoto. Eles adoraram tudo, mas reclamam de ter que comer salada. Damos um forçadinha. Temos que enfiar um verde goela abaixo dessa galera”, diverte-se a coordenadora pedagógica, Silvana Aparecida Nogueira, mas em tom sério.

Junto com isso, uma ex-aluna da escola, já formada do curso de nutrição da Unisul de Tubarão, começou a fazer uma avaliação nutricional entre os alunos. Foi medido o peso e a altura dos alunos e aplicado um questionário. “Esperamos que eles absorvam isso para sua vida. Nesta idade (entre 14 e 18 anos), eles comem demais ou de menos. Também usaremos o resultado da pesquisa para promover ações de saúde”, avalia Silvana.

Um museu muito, muito divertido
Geralmente, quando se fala de museu, a primeira ideia que se tem é de um lugar cheio de coisas velhas. Mas quem visita o Museu Tecnológico da PUC de Porto Alegre surpreende-se. Interativo, colorido e multidisciplinar. Essas são algumas características do museu.

Um dos diferenciais é que os visitantes podem, por meio de brincadeiras, aprender conceitos de física, de química e outras ciências. E foi exatamente isso que os alunos da 1ª série ano do ensino médio da Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT) foram vivenciar. Duas turmas (01 e 02) viajaram sexta-feira, acompanhados pelo professor de física Clayton Kindermann e a funcionária Milene Freitas, a Mila.

Curta
Olimpíada escolar

A Escola Técnica de Comércio de Tubarão promove, entre quinta-feira e sábado da próxima semana, a Olimpíada Escolar ETCT/Positivo. As partidas serão no ginásio da ETCT e reunirão escolas particulares e públicas de Tubarão. Serão disputadas as modalidades de futsal e handebol masculino e feminino, e voleibol masculino. Na próxima semana, quando encerram as inscrições, serão divulgadas as chaves da competição.