Nevoeiros são mais fortes entre Tubarão e Araranguá

Em um nevoeiro, o motorista deve andar com os faróis acesos e usar a luz baixa. A luz alta ofusca a visão dos que trafegam em sentido contrário.
Em um nevoeiro, o motorista deve andar com os faróis acesos e usar a luz baixa. A luz alta ofusca a visão dos que trafegam em sentido contrário.

Tubarão

A formação de nevoeiros ao amanhecer é comum nas pistas da BR-101 sul nesta época do ano, o outono. Por isto, na ocorrência deste fenômeno meteorológico, é necessário que os usuários redobrem os cuidados para evitar acidentes.

A forte neblina encobre as faixas de rolagem e obras-de-arte especiais, o que prejudica a visibilidade do tráfego. Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Marcio Sonego, o tipo de nevoeiro mais comum que ocorre na BR-101 sul é o de radiação. Este tipo predomina em dias com temperaturas baixas, sem ventos e céu limpo durante a noite, e desaparece quando o frio diminui. É mais comum entre os meses de abril e setembro. Os trechos com maior incidência de nevoeiros são entre Araranguá e Tubarão, onde existem grandes plantações de arroz irrigado, áreas de terrenos baixos, úmidos e muito frios.

O engenheiro explica que o nevoeiro é formado pela suspensão de gotículas de água em camada de ar próxima ao solo. O fenômeno é mais comum em locais frios, úmidos, elevados ou em planícies. Durante o dia, o calor evapora a água, e acumula perto da superfície. As massas de ar levam o vapor para as camadas mais altas da atmosfera. Quando anoitece ou a região é atingida por uma frente fria, a temperatura cai, o vapor de água se resfria e condensa, o que ocasiona a neblina.

Algumas dicas

• Ao entrar em um nevoeiro, o motorista deve andar sempre com os faróis acesos e usar a luz baixa. A luz alta dos faróis ofusca a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário. A Polícia Rodoviária Federal orienta que se use a luz de neblina nestas condições
• Com a umidade do nevoeiro, os vidros dos carros ficam embaçados. Isto ocorre porque a temperatura interna é maior que a externa. Não faça limpeza com as mãos, pois engordura o vidro e embaça ainda mais. Use uma flanela. Se o nevoeiro estiver muito denso, a PRF recomenda que procure um local seguro e fora do acostamento para estacionar.
• Evite viajar ao amanhecer, pois é o principal horário de formação dos nevoeiros. A faixa refletiva, obrigatória nos veículos de carga, é indispensável para garantir a segurança nas estradas, especialmente à noite, em dias chuvosos e em nevoeiros.
• Reduza a velocidade ao entrar em um nevoeiro ou nuvem de fumaça e não faça ultrapassagens, principalmente em trechos não duplicados. Respeite a sinalização de limite de velocidade, não use bebidas alcoólicas antes de viajar.