Movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina supera média nacional em 2023

Imagem mostra berços de atração do Porto de Imbituba, no Sul de SC.
Porto de Imbituba, no catarinense, conquista destaque no embarque de contêineres. FOTO Divulgação SCPar / Porto de Imbituba / Notisul Digital

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina em 2023 surpreendeu, superando a média nacional. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), houve um aumento de 11,4% em comparação com 2022, enquanto o crescimento nacional foi de 6,86%.

Desempenho acima da média nacional

Resiliência em meio a adversidades climáticas

O governador Jorginho Mello (PL) salienta que “Santa Catarina se destaca mesmo na adversidade. Foi um ano de recordes para os nossos portos mesmo com os prejuízos causados pelas chuvas”.

Porto de São Francisco do Sul se sobressai

  • O Porto de São Francisco do Sul se destacou com 16,8 milhões de toneladas movimentadas, subindo duas posições no ranking nacional.
  • Registrando um crescimento de 33%, foi o que mais cresceu entre os 10 maiores portos públicos do Brasil.

    Imagem aérea mostra berços de atração do Porto de São Francisco do Sul com um navio fundeado.
    Porto de São Francisco do Sul, na Baía da Babitonga, no Norte catarinense, tem destaque na movimentação de cargas e contêineres. FOTO: Gustavo Rotta / Porto de SFS / Divulgação / Notisul Digital

Santa Catarina na liderança da movimentação de contêineres

  • O estado detém 21% da movimentação nacional de contêineres, sendo o segundo que mais movimenta no país.
  • Portonave, em Navegantes e Porto Itapoá figuram entre os maiores do Brasil, com 1,3 milhões e 1,1 milhões de TEUs, respectivamente.

Outros destaques

Outros pontos de destaque na movimentação portuária catarinense incluem o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com 10,6 milhões de toneladas, e o Porto de Imbituba, com 7,7 milhões de toneladas. O Porto de Itajaí e outros terminais privados complementam o panorama.