Morre o empresário Zefiro Giassi, diretor-presidente do Grupo Giassi

Por volta da 1 hora da madrugada desta sexta-feira, dia 15 de dezembro, morreu o empresário Zefiro Giassi, aos 90 anos. O empresário é fundador e era presidente do Grupo Giassi, uma das maiores redes de supermercados de Santa Catarina. Zefiro estava em casa havia quatro dias, recebendo atendimentos médicos especializados. Antes disso, Zefiro Giassi teve uma longa internação em hospital de Porto Alegre. O empresário morreu em casa. Ele havia pedido aos filhos para que fosse trazido para casa antes de morrer. A causa da morte foi um quadro clínico de complicações respiratórias.

Zefiro Giassi inaugurou a primeira unidade em 1960. Com foco e algumas diretrizes bastante pecualiares, a rede cresceu e está atualmente com 17 lojas instaladas em 12 cidades catarinenses. O Giassi é uma das maiores redes supermercadistas do Estado e emprega 7 mil funcionários. A sede do Grupo está localizada em Içara.

Empreendedor, Zefiro Giassi não admitia inaugurar uma loja em um shopping, por exemplo. “O pagamento do aluguel desequilibra nossas margens. Prejudica os resultados”, confidenciou certa vez. Em Tubarão o grupo tem três lojas: Giassi de Oficinas, Giassi do Centro e Combo Atacadista, uma loja de atacarejo – com vendas no atacado e no varejo-, às margens da BR-101.

O diretor-presidente do Grupo Giassi, Zefiro Giassi, faria 91 anos em 29 de junho. Muito querido dos funcionários, era benfeitor em diversas obras assistenciais de toda a região. Em Tubarão, por exemplo, a rede de supermercados é patrocinadora do Projeto Troco Solidário, projeto de apoio a Creche Joana de Angelis.  Diversas vezes, o próprio presidente vinha à cidade, circulava nas lojas, conversava com cliente se colaboradores. No meio da tarde determinada o envio de salgados, sucos e refrigerantes à Joana de Angelis, onde recebi a a imprensa pessoalmente e entregava o cheque no valor dos recursos arrecadados durante o mês.

Fotos – arquivo Rede de Supermercados Giassi