Menina de 10 anos é comandante por um dia

A menina com a professora, sua mãe e o comandante.
A menina com a professora, sua mãe e o comandante.

Tubarão

Uma garota de 10 anos ocupou ontem o cargo de maior autoridade na abrangência dos 19 municípios da Polícia Militar de Tubarão: o de comandante. Como vencedora de um concurso de redações aos 176 anos da PM, Hiris Nandi Costa teve a chance de ver o trabalho destes profissionais.

A estudante, acompanhada do comandante da 8ª Região, coronel Fernando José Luiz, visitou o 5º batalhão da Polícia Militar, em Tubarão, e as guarnições de Braço do Norte, Laguna e Imbituba. “Ela é muito esperta, foi a escolha ideal”, elogiou o comandante. A menina de personalidade forte e bem opinativa, segundo sua mãe Hilda Ghizzo Nandi, mostrou muito desembaraço ao expressar suas ideias e comentários. “Dediquei-me muito, fiz para ganhar”, admitiu a garota, que demonstrou muito entusiasmo pelo dia especial. “Vou contar tudo que vi aos meus amigos”, apostou.

No entanto, vencer não é algo novo para a estudante, pois ganhou, ano passado, o concurso de redação, promovido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). “Aprendi muito no Proerd sobre substâncias tóxicas que contaminam nosso organismo”, contou Hiris. E ela obteve a vitória com uma redação onde escreveu sobre o seu pai, que é fumante.

Para a professora de Hiris, Ellen Colombo, a determinação e a persistência da menina são suas maiores virtudes. “Ela busca a solução quando não entende até dominar o assunto. Suas notas são ótimas, é muito organizada, do tipo que coloca ordem na turma”, revelou.

Integração da polícia e da comunidade
O concurso de redações alusivas aos 176 anos da Polícia Militar foi realizado entre 16 escolas estaduais, na região de Tubarão. Estudante da Escola Monsenhor Bernardo Peters, de Treze de Maio, Hiris Nandi Costa ganhou com o verso e prosa “176 anos, não é fácil”.
Além de marcar o aniversário da PM, o objetiva é aproximar a corporação da população. “É importante esta interação. Se você conhece as pessoas, pode-se ter um diagnóstico mais preciso. Na Polícia Militar, não podemos ficar fechados no comando, temos que ir para a rua conhecer o povo”, justificou o comandante da 8ª Região de Tubarão, coronel Fernando José Luiz. A estudante concorreu entre dois mil alunos e disputará com 11 finalistas de todo o estado.